MOBILIZAÇÃO

Prefeitura de Pedras Altas pede permanência da Inspetoria Veterinária

Alerta ocorreu em virtude da notícia de fechamento de unidades que não possuem sede própria

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Permanência do órgão estadual e recursos para maquinários estiveram em pauta Foto: Divulgação TP

Inspetoria Veterinária. O tema entrou em pauta novamente na Cidade do Castelo, desta vez com uma mobilização maior por parte do Executivo, quando o prefeito Bebeto Perdomo contou com o apoio da Câmara de Vereadores, através do presidente na data, José Volnei Silveira e do vereador Daniel Mo­reira, do Sindicato Rural de Pedras Altas, através do presidente Carlinhos Silveira e da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), através de Hermes Ribeiro.

A mobilização ocor­reu após a notícia, por parte do governo do Estado, de que as unidades daqueles municípios que não atu­assem em prédio próprio, ou seja, aqueles em que os prédios fossem alugados, seriam fechadas para con­tenção de despesas.

O município de Pe­dras Altas luta há alguns anos para evitar, novamente, o fechamento total do servi­ço que passou, em janeiro de 2017, a ser prestado duas vezes na semana, terças e quartas-feiras. Isso ocorreu após o escritório ter perma­necido durante 14 meses, na época, fechado e ofertando um serviço precário à co­munidade, que precisava se deslocar para cidades vizi­nhas para adquirir documen­tações pertinentes. Alguns meses depois, novamente o assunto foi pauta, quando foi solicitada a normalização do serviço em Pedras Altas, sem sucesso.

Diversas forças do município se uniram para reivindicar Foto: Divulgação TP

Com relação a mobi­lização atual, em entrevista ao TP, Perdomo lembrou do período em que o município não dispunha do serviço, bem como, juntamente com o Sindicato Rural, propor­cionou opções de prédios para que a inspetoria seja mantida. “Tivemos a amar­ga experiência de ter uma unidade fechada quando assumimos o governo. Con­seguimos a reabertura e manter até agora, mas no­vamente estamos unidos em prol do município. Já que as unidades que funcionam em prédios locados pelo Estado podem fechar, ofertamos como contrapartida, uma sala da Prefeitura no mes­mo prédio onde funciona a Emater e o Setor de Meio Ambiente com internet e utilidades necessárias. O nosso parceiro, Sindicato Rural, também ofereceu uma sala nas suas dependências para que a unidade não seja fechada”, explicou o gestor.

Questionado quanto as expectativas após a oferta do prédio, Perdomo diz estar confiante. “O governo do Es­tado vai enviar um respon­sável técnico para analisar as duas estruturas para ver qual é mais adequada para as instalações da inspetoria. Até março há vigência do contrato do aluguel do pré­dio atual, mas acreditamos que tudo será mantido”, manifesta.

MÁQUINAS – Outra pauta que integrou a agenda do prefeito de Pedras Altas du­rante uma reunião na Secre­taria de Agricultura, Pecuá­ria e Desenvolvimento Rural do Estado, foi o auxílio de recursos para a recuperação de estradas. Conforme o pre­feito Bebeto, a solicitação junto ao governo ocorre de­vido as precárias condições das estradas desde janeiro quando ocorreu um grande volume de chuvas.

Comentários do Facebook