POLÍTICA

Presidente do Legislativo pinheirense avalia de forma positiva sessões no interior

Ao todo, oito localidades foram visitadas

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Vereadores apresentaram o trabalho à frente do Legislativo e ouviram demandas Foto: Alline Martins/Especial TP

Dar voz às comunida­des do interior. De acordo com o presi­dente da Câmara de Verea­dores de Pinheiro Machado, Mateus Garcia (PDT), esse é o maior objetivo da realiza­ção das sessões pelo interior do município. O projeto já ocorria há alguns anos e foi retomado em 2019 com oito reuniões.

Segundo ele, ao fim do cronograma na última semana, a avaliação é total­mente positiva. “Ficamos muito satisfeitos de poder ir até essas localidades, apresentar o trabalho tanto do Legislativo quanto do Executivo, mas o principal disso tudo é poder ouvir as demandas das pesso­as. Muitos deles nem nos conheciam ou apenas de nome e entendemos que essa aproximação é de grande valia”, disse Mateus, que também destacou e agra­deceu o apoio dos colegas da Mesa Diretora e demais parlamentares.

O destaque dos encontros foi a participação popular Foto: Alline Martins/Especial TP

Na edição de 2019, Santa Inácia, Restinga, Pas­so do Machado, Aberta do Cerro, Chapeado, São João Batista, Torrinhas e Vila Umbu foram visitadas. Na oportunidade, muitas outras localidades próximas foram beneficiadas porque uniram­-se para participar das reu­niões. “A dinâmica era que os vereadores e a equipe de governo pudessem falar sobre o trabalho que vem realizando e, diferente do que acontece nas sessões ordinárias, o momento era de diálogo entre as partes. Tivemos a chance de ouvir a realidade que os moradores distantes da sede enfrentam, com a intenção de sanar essas demandas mais pon­tuais”, explicou o presidente do Legislativo.

Questionado sobre os principais problemas, Mateus foi direto em relação a situação das estradas. Para ele, a falta de acesso é o que dificulta a vida no campo e é basicamente isso que eles reivindicam. “Eles só pedem estradas em boas condições de trafegabilidade. Sobre isso conseguimos explanar que a área tem recebido atenção por parte do atual governo, que esse ano che­gou onde há mais de 15 anos não se via uma máquina, mas sabemos que é um pro­blema constante também em função das chuvas”, falou ao TP.

Parlamentares falaram sobre o trabalho e ouviram demandas da comunidade Foto: Alline Martins/Especial TP

Além das estradas, de um modo geral, melho­rias na saúde e nas condi­ções do transporte escolar foram apontados como prio­ridades. Ainda segundo o vereador, as sessões no inte­rior possibilitaram que esse segmento da população tam­bém fosse informado sobre a atual situação financeira do município. “Foram nesses encontros que pudemos rela­tar toda a questão econômica da Prefeitura, explicar sobre o Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidores (Faps) e o montante de precatórios que o município é obrigado a pagar”, destacou.

Para Mateus, escla­recer essas questões não se trata de justificar a falta de serviços prestados – pelo contrário. “Também preci­samos levar até essas pes­soas o que acontece com o financeiro da Prefeitura e isso não é para ser usado como desculpa para a falta de atendimento em alguma área. Conseguimos mostrar que, apesar de toda a difi­culdade, estamos buscando alternativas e, principalmen­te, indo ao encontro deles para tomar conhecimento dessas demandas e encontrar soluções”.

Conforme finalizou Mateus, que propôs a re­tomada da iniciativa neste ano, a última reunião na Vila Umbu foi um resumo fiel do que aconteceu em todas as outras. “As pessoas tiveram vez e voz, elas se mobili­zaram para participar das sessões especiais. Elogiaram o trabalho de uns, criticaram o de outros e mostraram que precisam de nós. Enquanto isso, contando com a maio­ria dos vereadores em to­das as sessões, procuramos escutar atentos para ir em busca de solução, lembran­do que esse é o nosso real papel como vereadores”, encerrou.

Comentários do Facebook