ACIDENTE

Rompimento de decantador causa susto em Candiota

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Segundo engenheiro da Prefeitura, paredes com pouco tirante e vão muito grande não aguentaram a pressão do volume de água Foto: J.André TP

Eram cerca de 6h30 da manhã desta terça-feira (25), quando a moradora de uma das casas da Rua 4 do Residencial Candiota, na sede do município, ouviu um forte barulho. Assustada, Dienifer Soares – que estava sozinha no imóvel, levantou e abriu a janela, quando se deparou com um grande volume de água e lama entrando no seu pátio, além do muro dos fundos estar derrubado. Somente após algum tempo que ela foi entender o que exatamente estava acontecendo.

Segundo o engenheiro da Prefeitura de Candiota, Marcelo Vaz, o que houve foi o rompimento de uma das paredes de um dos decantadores de retrolavagem do filtro da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) – inaugurada em março deste ano e que fica justamente nos fundos da casa de Dienifer. No local, conforme explica o engenheiro, ficam depositados água e lodo que saem dos filtros. “Quando enche e a lama decanta, é feita a retirada”, assinala.

Água e lama entraram na casa mais atingida Foto: Divulgação TP

O engenheiro explicou ao TP que a estrutura utilizada é insuficiente para conter a pressão que a quantidade de água ali existente exerce sobre as paredes. A empresa responsável já foi acionada pela Prefeitura. “Havia pouco tirante e um vão muito grande, por isso houve o rompimento”, explica o engenheiro.

Uma casa vizinha também foi atingida por água. Além do muro e do susto, as portas dos fundos das duas casas sofreram avarias, móveis molharam e a casa de Dienifer ficou com muita sujeira. “Foi um grande susto, mas dos males o menor”, afirmou ela ao jornal, salientando que ninguém se feriu.

O prefeito Adriano dos Santos, segundo os moradores, foi um dos primeiros a chegar no local, acompanhado de toda a equipe da Secretaria de Obras e Setor de Saneamento, que estão prestando toda a assistência às famílias.

Em nota em suas redes sociais, o prefeito comunicou o episódio. “Realizamos o levantamento de todos os estragos ocorridos para que possam ser solucionados. A empresa responsável pela obra da ETA já foi acionada para entrar com providências, já que a construção ainda está dentro do prazo de garantia. Enquanto isso, daremos todo o apoio necessário as famílias afetadas e ajudaremos a reparar os danos causados pelo acidente, que graças a Deus foram apenas materiais”, assinalou.

Conforme o Setor de Saneamento, o abastecimento de água não será afetado, sendo que como são dois decantadores, até a reconstrução do que se rompeu, apenas um consegue dar conta do serviço.

Como há dois decantadores, o fornecimento de água não será atingido Foto: J.André TP

 

Comentários do Facebook