AVALIAÇÃO DE 2019

Segundo prefeito de Candiota, 2019 foi um ano de muitas conquistas para a comunidade

Nada mais tradicional que ao final de cada ano seja feito um balanço dos últimos 12 meses e uma avaliação de tudo que passou. No Tribuna do Pampa não é diferente e, mais uma vez, nesta segunda edição de 2020 trazemos o resultado de um bate-papo com os prefeitos da região de cobertura do jornal impresso: Adriano dos Santos, de Candiota; Renato Machado, de Hulha Negra; Bebeto Perdomo, de Pedras Altas; e Zé Antônio, de Pinheiro Machado.

De um modo geral, os gestores que estão semanalmente tendo suas ações divulgadas nas nossas páginas fizeram um resumo sobre o que conseguiram realizar, o que mais impactou para a população e o que planejam para o ano que está começando.

Durante a conversa, eles lembraram a crise econômica que afeta tanto o Governo do Estado quanto o Federal e que muito disso é sentido diretamente no dia a dia do trabalho dentro das Prefeituras. Apesar de tudo, ressaltaram o trabalho em equipe e as projeções para um ano de 2020 com ainda mais empenho e resultados.

Prefeito Adriano dos Santos Foto: Divulgação TP

“Um ano de muitas con­quistas”, descreveu Adriano dos Santos sobre o trabalho junto à Prefeitura de Candiota. Para ele, diante de todas as dificuldades na questão econômica a nível de Rio Grande do Sul e Brasil, o papel do gestor municipal é extremamente importante e delicado. “Nessa con­juntura atual, o político tem que ter esse equilíbrio entre a gestão e a política de forma bastante criterio­sa, responsável e transparente para que realmente consiga fazer tudo aquilo que é esperado por aquela comunidade e ainda estar atento em manter saudável a vida financeira do município”, disse.

Questionado sobre as prin­cipais ações em 2019, uma extensa lista havia para ser lembrada por Adriano – que assim o fez. “Com certeza tivemos muitas realizações, boa parte delas acompanhada nas páginas do jornal Tribuna do Pam­pa, como a grande revitalização da Rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), uniformes escolares, ma­nutenção das estradas do interior, fortalecimento da bacia leiteira e da agroindústria, programas na área da Saúde, inauguração de praças muito esperadas pela comunidade como a do bairro João Emílio, pavimenta­ção na Vila Operária, revitalização da rodoviária e também a ETA entrando para a fase de testes e pos­sibilitando amenizar os problemas históricos de abastecimento de água em Candiota”, disse.

Entre os destaques, o pre­feito lembrou que grande parte das ações realizadas pela Prefeitura são oriundas do Programa Gestão Participativa (PGP) – onde as comu­nidades participam ativamente, de­cidindo para onde serão destinados os recursos públicos. “O balanço geral de 2019 para nós é altamente positivo, visto que foi um ano de muitas ações realizadas junto ao Gestão Participativa e que prova o quanto estamos no caminho certo, trabalhando juntos. Ainda conta­mos com um alinhamento claro da bancada na Câmara de Vereadores, onde conseguimos aprovar os proje­tos e agora teremos a possibilidade de continuar no mesmo sentido para realizar outras várias ações”.

Conforme informou, a Pre­feitura de Candiota fechou com o acumulado dos últimos três anos com mais de R$ 3 milhões de supe­rávit – o que garante a possibilidade de realização de novos feitos para o ano que está começando, como na área de pavimentação, saneamento básico e habitação. Além disso, o ano foi encerrado com índices favoráveis de investimentos: mais de 27% na Educação – que exige no mínimo 25%; 26% no Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), onde o mínimo é 20%; e na Saúde, onde se exige 15%, foram investidos 20%.

“Finalizamos um ciclo e começamos outro e é sempre importante parar para pensar um pouco sobre aquilo que foi feito. Diante desse trabalho, que fizemos apenas um pequeno resumo aqui, tenho certeza que tiramos sim uma boa avaliação de 2019 – tanto na questão de trabalho realizado, par­ticipação da comunidade, equipe de secretários e colaboradores da Prefeitura”, registrou. Para ele, organização, planejamento e metas bem traçadas junto às Secretarias serão capazes de dar continuidade ao trabalho.

Comentários do Facebook