QUESTÃO ENERGÉTICA

UTE Pampa Sul obtém LO de Linha de Transmissão

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
LT tem mais de 21km e vai de Seival e Vila Residencial

LT tem mais de 21km e vai de Seival e Vila Residencial Foto: Fábio Campos/Especial TP

No último dia 1º de agosto, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a Licença de Operação (LO) para a Linha de Transmissão (LT) de energia da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) por um prazo de 10 anos.

O documento, segundo explica o gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, é a permissão para que a linha transmita a energia gerada pela nova usina, quando ela estiver em operação.

O início da operação comercial da Linha de Transmissão dependerá do início da geração de energia pela usina. “A solicitação e liberação da LO neste momento ocorrem em função da obra da Linha de Transmissão estar concluída. Com isso, e dentro do processo sequencial de licenciamento, são apresentados os resultados obtidos durante o atendimento das condicionantes do órgão ambiental fiscalizador para a etapa de implantação”, explica Hugo.

A LT está localizada entre a Subestação Candiota I (na Vila Residencial, em Candiota) e a UTE Pampa Sul, no Seival, também em Candiota. Ela possui 20,4km de extensão, 51 torres de sustentação e duas subestações (uma localizada junto à Subestação Candiota I e a outra junto à a nova usina). Ela consiste em um sistema de transmissão de circuito simples com tensão de 525 Kv e, quando a UTE Pampa Sul estiver concluída e gerando energia, será a responsável por exportar a energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Comentários do Facebook