Vereadores manifestam insatisfação com relação as estradas do interior de Piratini

Condições das estradas são muito discutidas no município

Condições das estradas são muito discutidas no município Foto: Divulgação TP

A trafegabilidade das estradas da zona rural do município de Piratini devido a falta de maquinário para dar manutenção aos trechos danificados e o volume de chuvas na região durante este ano, resultaram em uma das piores crises já registradas com relação a situação de diversas localidades.

Problemas para escoar a produção de soja, transporte escolar sem linha em dias de tempo instável, empresa sem realizar transporte intermunicipal na ERS 265 que liga Piratini a Canguçu, caminhões tombados e carros sendo puxados por tratores. Produtores do 2º Distrito e de outras localidades até montaram uma força tarefa junto a Prefeitura, afim de recuperar os principais trechos da extensa zona rural do município, no entanto o problema persiste.

Na sessão da última segunda-feira (16) na Câmara de Vereadores, o assunto novamente foi discutido pelos parlamentares, principalmente pelos vereadores de oposição do PMDB, que criticaram a falta de atitude tomada pelo prefeito Vitor Ivan (Vitão) com relação a situação das estradas.
O vereador Marcial Lucas Guastuce, popular Macega, disse que o prefeito já está há 10 meses no exercício de suas funções e que ainda não mostrou algum resultado perante aos eventos relacionados a falta de estrutura das estradas do interior. “A comunidade da zona rural tem o direito de ir e vir, no entanto está passando diversos problemas quando precisa vir até a cidade para cumprir determinada obrigação”, explanou. O vereador Jimmy Carter também criticou o prefeito pela demora para assinar a autorização onde a Prefeitura do município de Pedro Osorio se encarregaria em fazer a manutenção da localidade da Ferraria, principal via de acesso entre as duas cidades.

Carter, salientou que enviou pelo menos três requerimentos com relação a parceria entre a prefeitura de Pedro Osório que irá fazer a manutenção de um trecho do município de Piratini. Ainda segundo ele, era preciso apenas o prefeito assinar, mas demorou aproximadamente cinco meses para ocorrer um posicionamento. O vereador manifestou o descontentamento com o prefeito. “A prefeitura da cidade vizinha estendeu a mão para ajudar Piratini, mas como sou da oposição e interlocutor da ideia no auxílio a estrada na localidade da Ferraria, 2º Distrito que receberá patrolamento em cerca de 25 quilômetros de trecho do município de Piratini, parece que demorou ainda mais”, afirmou, salientando que embora as críticas, está tentando ajudar a cidade em uma das áreas mais afetadas atualmente.

Também do PMDB, Macega fez duras críticas a atual administração, inclusive dizendo que a gestão anterior onde Vilson Gomes era o prefeito e Vitão era seu vice, havia sido melhor. “O prefeito deveria estar trabalhando para que as estradas não chegassem a esse ponto. Já faz dez meses que Vitão assumiu e ainda continua sem tomar solução perante a situação”, explanou.

Prefeito Vitão diz que as condições climáticas agravam os problemas das estradas

Prefeito Vitão diz que as condições climáticas agravam os problemas das estradas Foto: Arquivo TP

O QUE DIZ VITÃO – O prefeito Vitão já havia anunciado as duras dificuldades que vem enfrentando desde que assumiu o cargo em janeiro, principalmente com relação a falta de maquinário em um município com grande extensão rural. Nesta semana porém, em entrevista ao jornal Tribuna do Pampa (TP), Vitão garantiu que o trabalho está sendo realizado de forma constante e reforçou o problema de extensão territorial. “Ainda mais em condições climáticas que tem agravado os problemas de manutenção de estradas, tem sido impossível chegar a todos os pontos simultaneamente. Com esse temporal estamos tentando atacar os principais pontos interrompidos” destaca Vitão.

Ainda segundo o prefeito, a manutenção das máquinas tem acontecido constantemente, no entanto lamenta ao dizer que a oposição esteja se comportando de forma sistemática nas críticas e colocações realizadas. “O passivo em relação as estradas vem de longo tempo e estamos trabalhando para superar. Temos estradas em bom estado e outras ainda que precisam ser reestabelecidas, no entanto, tempo e dinheiro não andam junto, o que gera impossibilidades”, afirma Vitão.

Comentários do Facebook