2020

O ano começou e com ele as nossas melhores esperanças para o ano que começa. Em se tratando de ano eleitoral, com eleições municipais, é ano de intensa movimentação da sociedade onde muitos estarão concorrendo ou participando como apoiadores ou eleitores no processo eleitoral.

Embora na eleição nacional para presidente, senadores e deputados, e as estaduais para governadores e deputados estejam em disputa cargos mais relevantes, é na eleição municipal que se decide quem mais efetivamente vai responder aos anseios da sociedade.

Uma das questões mais importantes que serão debatidas este ano é a da educação. Estive em Hulha Negra neste final de ano e duas coisas me chamaram a atenção. Os alunos que se formaram no ensino fundamental na rede municipal de ensino: 48, se não contei errado nas fotos dos formandos, e se alguém não saiu na foto arredondo: 50. Deveriam estudar em duas turmas. Estudavam em quatro turmas, duas no Monteiro Lobato, uma no Auta Gomes e uma na Colônia Nova Esperança. Até quando os responsáveis pela educação acharão normal que as turmas tenham 15 alunos, 10 alunos, 8 alunos? Em algumas escolas particulares na capital, com turmas de 30 alunos ou mais, o desempenho é bem superior.

Os professores públicos municipais ganham pouco e se nada for feito para melhorar a eficácia na aplicação dos recursos públicos continuarão ganhando pouco e têm de tomar cuidado que nem recebendo em dia poderão estar.

Outro fato que me chamou a atenção é que nas formaturas das turmas de pré-escola municipal havia cerca de 80 alunos. Só há duas explicações para este fato (80 entrando e 50 saindo): durante o ensino fundamental os alunos da rede municipal de ensino estão se transferindo para escolas estaduais ou particulares do município ou de outros municípios ou estão evadindo, deixando de estudar em idade na qual deveriam estar na escola.

Como cuidar da educação deverá ser o grande tema do ano. É preciso tirar da zona de conforto todos os que estão apresentando pouco. Os alunos merecem mais do que andam recebendo nas escolas públicas.

E não adianta os pais fazerem de conta que não tem nada com isso. E dizerem que vão resolver nas eleições. Educação é coisa que se resolve todos os dias. Boas escolas são aquelas onde a comunidade escolar se envolve com educação e comunidade são alunos, professores, servidores, pais, mães, irmãos, demais membros da família, amigos, imprensa, autoridades, etc.

Comentários do Facebook