PROTESTO

Comunidade candiotense se mobiliza em apoio aos caminhoneiros

Movimento será repetido na madrugada de amanhã

Comunidade candiotense está mobilizada

Comunidade candiotense está mobilizada Foto: J.André TP

Em menos de 24h, os movimentos sociais e sindicais de Candiota, apoiados pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores, conseguiram mobilizar a comunidade candiotense em apoio a greve dos caminhoneiros. Também o comércio local aderiu, fechando as portas.

A concentração iniciou por volta das 13h no trevo da Vila Operária, junto a BR-293. Segundo os organizadores, cerca de 500 pessoas se concentram no local. O trânsito está sendo interrompido durante 30 minutos, sendo liberados cinco minutos e bloqueado novamente. Casos de emergência e excepcionais são avaliados para liberação.

A comerciante Daiana Rodrigues, da Comercial Rodrigues, fechou o comércio na João Emílio e levou todos os funcionários para o trevo. Segundo ela, a alta dos combustíveis e dos impostos praticamente inviabiliza os negócios. “Se tivesse uma política diferente, poderíamos trabalhar melhor”, alertou.

Eletricitário Sérgio Teixeira colocou sua bandeira do Brasil nas costas e foi para o trevo protestar

Eletricitário Sérgio Teixeira colocou sua bandeira do Brasil nas costas e foi para o trevo protestar Foto: J.André TP

Para o eletricitário de 52 anos, Sérgio Teixeira, que fez questão de levar uma bandeira do Brasil nas costas, a população está cansada de pagar impostos e ter pouco retorno. Para ele também falta mais nacionalismo.

O presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Wagner Pinto, avaliou muito positivamente o movimento, dizendo que tudo foi organizado em menos de 24h.

O prefeito Adriano dos Santos (PT) destacou também a rapidez da mobilização e evidenciou que o movimento conseguiu unir todas as forças políticas do município. O prefeito ainda protestou que o governo federal está retirando impostos que incidem diretamente na receita dos já combalidos municípios. “Além de tudo, os municípios já atolados em crise, ainda vão perder receita com este processo”, evidenciou.

A presidente da Câmara de Vereadores do município, Andréia Rangel (MDB), classificou a mobilização como muito importante, dizendo que inclusive já deveriam ter apoiado desde o início. “Gostei da participação da comunidade, inclusive dos comerciantes, que é bem representativa”, disse.

O presidente do Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca), Marcelo Belmudes, lembrou que o movimento em Candiota não se limita a criticar a política da União apenas no caso do diesel, mas pede a revisão para os outros derivados do petróleo, como gás de cozinha, gasolina e etanol, entre outros. Ainda ele reforçou a luta contra a proposta do atual governo de reforma da previdência.

A promessa dos organizadores é manter a mobilização até umas 20h de hoje e retornar novamente por volta das 4h de amanhã.

A mobilização reúne os sindicatos dos Mineiros, dos Municipários (Simca), dos Técnicos Industriais (Sintec-RS), dos Eletricitários (Senergisul) e da Construção Civil de Candiota e possui apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

A cobertura completa no TP impresso da próxima sexta-feira (1º) e qualquer momento aqui no site.

Pessoal da Comercial Rodrigues fechou o comércio e foi para o trevo

Pessoal da Comercial Rodrigues fechou o comércio e foi para o trevo Foto: J.André TP

protesto1

Mobilização em Candiota ampliou a pauta em relação aos combustíveis

Mobilização em Candiota ampliou a pauta em relação aos combustíveis Foto: J.André TP

 

Comentários do Facebook