
Prefeito de Candiota e presidente do Cideja, Adriano dos Santos, esteve no Incra-RS na última semana para oficializar o repasse das máquinas Foto: Divulgação TP
Na última semana, o prefeito de Candiota e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), Adriano dos Santos (PT), recebeu na sede da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-RS), em Porto Alegre, a documentação que reconhece a propriedade dos municípios sobre equipamentos e maquinários adquiridos pelo órgão em 2009 e repassados ao Cideja na época por intermédio de um Termo de Permissão de Uso (TPU), que por sua vez repassou aos municípios nos mesmos moldes.
Para o superintende do Incra-RS, Tarso Teixeira, a destinação de equipamentos aos municípios do Cideja é a certeza que esses bens adquiridos com recurso federal irão seguir atendendo ao seu objetivo final, que é a atenção ao público-alvo da reforma agrária e a melhoria da infraestrutura viária dos assentamentos e seus acessos, o que, segundo ele, interessa a toda a cadeia da produção rural nestes municípios. “A parceria com as prefeituras e consórcios de municípios é a estratégia mais eficaz para seguir com nossas ações frente aos desafios orçamentários da União”, opina ele.
Para o prefeito candiotense e líder do Cideja, o repasse do maquinário significa uma espécie de troféu para este processo de união e luta conjunta da região. “Cada município sabe o quanto esses equipamentos agregaram e ainda agregam na melhoria de qualidade de vida das pessoas, especialmente do meio rural. Estamos em luta para que consigamos uma nova patrulha e possamos dar conta da imensidão de estradas rurais nos sete municípios de nossa região”, destacou, agradecendo ao superintendente do Incra-RS pelo gesto da transferência de propriedade dos maquinários aos municípios.
A CONQUISTA – Depois de muitas reuniões e articulações em Brasília junto ao governo federal, o Fórum de Desenvolvimento Regional, Manejo das Águas e Combate aos Efeitos das Estiagens (Fórum das Águas) conquista junto ao Incra, uma das maiores patrulhas mecanizadas públicas da época.
Para receber os equipamentos avaliados em R$ 9 milhões na época, era preciso formar um consórcio de municípios. Em outubro de 2009 nasce o Cideja, formado na época por cinco cidades (Aceguá, Pedras Altas, Hulha Negra, Candiota e Pinheiro Machado) – hoje são sete, tendo agregado Herval e Piratini em 2014. Deste modo, os cinco municípios fundadores do Cideja receberam o maquinário (ver quadro), para, em primeiro lugar, ajudar na recuperação de estradas nos assentamentos da reforma agrária, bem como, encorpar os parques de máquinas locais.
PREFEITOS E FÓRUM – Passados 11 anos da conquista, os equipamentos já sentem a ação do tempo e estão desgastados, sendo que alguns estão sem uso em função da manutenção ser cara, contudo, muitos deles ainda estão em boas condições e sendo muito útil para as cidades.
Segundo o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo (Progressistas), mesmo os equipamentos sem uso reverterão em recursos. “Pois agora, sendo patrimônio municipal podemos legalmente colocar em leilão”, destaca.
O prefeito Zé Antônio (PDT), de Pinheiro Machado, reforçou a importância da luta e união dos municípios para esta conquista em 2009 e o quanto os maquinários foram e são úteis, afirmando que todos os equipamentos estão em atividade no município. “Foi uma demonstração da força que tem a união, o Cideja. Para se ter uma ideia, a patrola que recebemos é a mais nova de nosso parque de máquinas e segue nos ajudando e muito”, revela o prefeito pinheirense.
Para o vereador de Aceguá e coordenador do Fórum das Águas, Edmundo Pichler (MDB), a transferência da propriedade traz uma recordação boa da luta que foi para conquistar esta patrulha. Segundo ele, os municípios estariam escrevendo uma história diferente se não tivesse havido a conquista do maquinário. “Estamos muito alegres e aproveitamos para parabenizar os nossos companheiros de Fórum, de Cideja, do Incra, enfim, a todos que nos ajudaram nesta caminhada “, pontuou.
NOVA PATRULHA – O Cideja e o Fórum estão na batalha para a conquista de uma nova patrulha. As articulações começaram no ano passado junto à bancada gaúcha no Congresso Nacional. Na ocasião foi encaminhado um ofício ao deputado Giovani Cherini (PL), líder da bancada, solicitando uma emenda conjunta no valor de R$ 15,3 milhões para aquisição um trator de esteira, cinco motoniveladoras, quatro caminhões caçamba, três pranchas (carrega tudo), duas retroescavadeiras, dois caminhões-pipa, dois rolos compactadores e cinco escavadeiras hidráulicas. Os equipamentos são para a manutenção de 20 mil quilômetros de estradas rurais nos setes municípios do consórcio.
EQUIPAMENTOS QUE CADA MUNICÍPIO RECEBEU EM 2009

Na época, a patrulha representou uma das maiores do Brasil Foto: Divulgação TP
ACEGUÁ – Rolo compactador, pá carregadeira, prancha (carrega tudo), motoniveladora e carreta
CANDIOTA – Rolo compactador, prancha (carrega tudo), escavadeira hidráulica, motoniveladora, duas carretas e trator de esteiras
HULHA NEGRA – Rolo compactador, caminhão cabine dupla, motoniveladora e duas carretas
PINHEIRO MACHADO – Rolo compactador, motoniveladora e três caminhões basculantes
PEDRAS ALTAS – Rolo compactador, motoniveladora e três caminhões basculantes