MEIO AMBIENTE

Limpeza urbana é tema na Câmara e prefeito interino de Pinheiro Machado promete mutirão para breve

Cidade está com diversos pontos precisando de atenção

Diversos pontos da cidade estão necessitando de limpeza Foto: Gislene Farion/Especial TP

O tema da limpeza não é de hoje que é recorrente na pauta da Câmara de Pinheiro Machado e na próxima cidade. A crise financeira que afe­ta o município nos últimos anos, reflete diretamente neste serviço importante.

Nesta semana, durante a sessão ordinária, vereadores e vereadoras de alguma maneira cobraram da Prefeitura uma ação mis concreta. Em tom mais áspe­ro, o vereador Renato Rodrigues (PSDB), disse que a sujeira está demais e que não vê o Executivo se mexer. Renato costuma fazer limpezas urbanas por conta pró­pria e ele mesmo fazer a ação. Ele também disse que o município tem operários, mas que alguns estão no ar condicionado e isto desestimula aqueles que estão na linha de frente. O vereador propôs que sejam convocados todos para o serviço. “Se eu fosse prefeito e acho que não vou ser, já no primeiro mês a cidade estaria limpa. Pinheiro está feia, tá um lixo. Peço que o prefeito olhe com carinho”, apelou.

De forma pontual, os de­mais foram pontuando locais que estão com problemas de limpeza. O vereador Fábio Dias (PSDB) apontou o pátio da escola de educação infantil Pinheirinho. “O pasto está muito alto. Ao menos um roçado”, disse.

A vereadora Elizete Bal­dez (Progressistas) afirmou que as comunidades estão pedindo socorro, mostrando também ruas esburacadas e esgoto à céu aberto.

 

MUTIRÃO Em contato com o prefeito interino Ronaldo Madru­ga (Progressistas), ele afirmou que não está indiferente a situ­ação e que há todo um planeja­mento para isso, quando, segundo ele, já foi feito um relatório com os pontos mais críticos.

Ronaldo pediu paciência porque no setor público as coisas não acontecem no ritmo que se deseja, dizendo que pretende fazer mutirões com mão de obra própria, mas também fazer con­tratações. Ele projeta que os ser­viços devem começar até o final de fevereiro e começo de março.

A Câmara irá também devolver um recurso de seu orçamento no valor de R$ 30 mil – já confirma­do pelo presidente Fabrício Costa (PSB) -, sendo em duas parcelas de R$ 15 mil. Este dinheiro, con­forme Ronaldo será usado para a limpeza e iluminação pública, que é outra crítica recorrente.

Ainda, o prefeito desta­cou que está firmando uma parce­ria com o Exército Brasileiro para que a instituição adote algumas praças da cidade. “Estamos prio­rizando neste primeiro momento o pagamento em dia do funcio­nalismo, inclusive há uma possi­bilidade concreta de voltarmos a pagar o vale-alimentação. Temos preocupação com a limpeza e algumas coisas pontuais estamos fazendo, mas tenho certeza que em breve a cidade estará linda no­vamente. Mas também convoco a comunidade a nos auxiliar nesta tarefa, mantendo limpo em frente as suas casas e não jogando lixo em qualquer lugar”, pediu.

Comentários do Facebook