ELEIÇÕES 2022

Como esperado, Eduardo Leite confirma que vai à reeleição

Ao lado do governador Ranolfo, Eduardo Leite fez o anúncio já esperado Foto: Divulgação TP

Na tarde desta segunda-feira (13), 75 dias após renunciar ao governo do Estado para tentar ser candidato à presidência da República, o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou que disputará a eleição de 2022 ao Governo do Estado, em coletiva de iimprensa. A decisão já era esperada. Durante a entrevista, Leite foi muito questionado pela imprensa sobre o fato de ter afirmado, anteriormente, que não concorreria à reeleição, que disse em diversas ocasiões ser contrário a este expediente.

O tucano disse que começou a amadurecer a ideia de disputar um novo mandato em janeiro, ante as dificuldades para manter a base de apoio unida em torno de outro candidato e de apelos que passou a receber de setores empresariais pela continuidade da gestão. Em algumas oportunidades, apontou ser um candidato que não seria populista, nem à esquerda, nem à direita.

Leite também ressaltou os pontos de recuperação econômica, os trabalhos na pandemia de Covid-19 e na área de Segurança Pública, além da volta do pagamento em dia ao funcionalismo, com reajuste salairal em 2022.

Sobre a candidatura, afirmou que, se quisesse ser candidato à presidência a qualquer custo, poderia ter aceito uma das possibilidades que lhe foram oferecidas. O ex-governador não citou partidos, mas é o caso do PSD, que propôs a ele a cabeça de chapa.

Leite também enfatizou que somente aceitou concorrer novamente ao Piratini por estar fora do governo, após a renúncia, “sem usar instrumentos do poder para conquistar votos ou negociar alianças e apoio”. Ressaltou ainda que o julgamento de sua atitude será feita pela população nas urnas., ao sustentar que é uma opção “segura, que respeita, que não divide e que tem posição para entregar resultados”, afirmou.

A grande costura política para o ex-governador será em relação às alianças para o pleito de outubro. O Cidadania já está em federação com o PSDB e, além disso, há conversas com PSD, União Brasil e Podemos. No entanto, os tucanos querem o apoio do MDB, que ainda estaria analisando a possibilidade de aliança com Leite já no primeiro turno. Mas o partido tem o deputado estadual Gabriel Souza como pré-candidato ao Piratini.

* Com informações do Em Pauta Bagé 

Comentários do Facebook