
Diversas lideranças dos três municípios diretamente envolvidos estiveram na audiência, entre elas o prefeito de Candiota e presidente do Cideja, Luiz Carlos Folador Foto: João Ferrer/Especial TP
Na tarde da última terça-feira (14), o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) liderou uma comitiva de vereadores e lideranças de Aceguá, Candiota e Hulha Negra em reunião com o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes, para tratar da obra da ponte do Rio Jaguarão, que interliga os três municípios.
No encontro, as lideranças expuseram a situação que envolve a obra e pediram medidas para destravá-la. Giovani Feltes reconheceu que há um imbróglio burocrático que impede o início efetivo da obra. Essas divergências estão relacionadas com a necessidade de ajustamento de contrato, alegado pela construtora. Feltes diz, entretanto, que é parceiro da comunidade para tentar destravar o investimento. Disse, também, que encaminhou uma minuta explicativa do caso para a Casa Civil e pretende juntar todas as partes para encontrar uma solução. Feltes não fez qualquer promessa, mas garantiu que se empenhará para encontrar um caminho que permita a construção da ponte.
Na última sexta-feira (10), Mainardi visitou a ponte, cuja obra de reforma está travada há 10 anos. O deputado enfatizou a urgência da solução do problema. Segundo ele, a ponte afeta a economia e o bem estar das populações da região. “É uma ligação estratégica entre três cidades, que impacta outras três. São quase 90 mil pessoas que vivem ali e convivem com esse problema há anos. Não podemos aceitar que firulas burocráticas prejudiquem de tal forma a comunidade”, disse.
Mainardi disse, ainda, que confia na capacidade de Feltes em resolver o problema. “O atual secretário já foi prefeito e secretário da Fazenda. Se ele não conseguir destravar, será difícil que aconteça. Teríamos que começar tudo de novo com prejuízos imensos aos moradores. Mas temos que confiar e manter a mobilização. A presença de prefeitos e vereadores na audiência foi muito importante.”, reconheceu.
Da comitiva de Aceguá, participaram o Secretário de Desenvolvimento Rural, Dalmiro Almeida, e a Secretária Executiva do Sideja, Lisiane jardim. De Hulha Negra, o vice-prefeito Higor Canto e os vereadores Volnei Manfron, Luiz Gustavo, Tanira Ramos e Getúlio Porto. De Candiota, o prefeito Luiz Carlos Folador, os vereadores Luana Camacho, Guilherme Barão, Marcelo Gregório e Hulda Alves, além do suplente de vereador Dirceu Dias e do ex-secretário de obras do município Artemio Parcianelo.
IMBRÓGLIO – O projeto da ponte começou a tramitar em 2013, em um convênio entre Caixa Econômica Federal e Governo do Estado, no valor de R$ 1,8 milhão. A licitação foi feita em 2014 e, em 2015, o projeto foi aprovado na Caixa, com ajustes técnicos e financeiros, o que acabou travando a obra. Divergências técnicas entre a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) também acabaram dificultando o destravamento da obra ao longo dos anos. Neste momento, já há aval da Caixa Econômica Federal para encerramento do processo. O convênio tem prazo de validade até abril.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*