O último dia 24 de novembro, foi marcado pela retomada do 3º Iart da Dança, em Pinheiro Machado, após não ser realizado durante quatro anos em razão da pandemia da Covid-19. As apresentações dos grupos de dança, declamadores e solistas vocais concentraram mais de 1,5 mil pessoas das dependências do CCTG Lila Alves.
Segundo a equipe organizadora, o evento foi marcado por momentos de emoção, já que homenagens foram feitas aos pais, colaboradores, integrantes e ex-integrantes do grupo Raízes da Tradição, que foram importantes para a trajetória do Iart.
Para Julia Graziela Dutra, uma das responsáveis pelo evento, o encontro foi emocionante, pois presenciou jovens que conheceu quando pequenos, e que agora estão dançando em grupos adultos, apresentando os palcos, trabalhando nas planilhas e recebendo as pessoas com muito carinho. “De vários eventos que já coordenei, nada se mede a este. Era uma energia muito gostosa no local, algo que nos deixou muito emocionados durante todo o dia. Pais que não arredaram o pé de seus postos para que tudo fosse perfeito, só gratidão, entregamos para o município de Pinheiro Machado o melhor evento já visto nesta cidade, com organização, pontualidade e muita dedicação. Conseguimos entregar a público um evento com apoio somente de empresas e pessoas físicas da cidade e do município vizinho. Então hoje sabemos que a coragem, união e vontade faz a diferença”, destacou ela, agradecendo a todos que acreditaram no evento.
Na oportunidade, Julia informou que a 4ª edição já tem data prevista e que promete incluir novas modalidades, como dança de salão, e também com ampliação no alcance do evento. “O brilho e a emoção do 3º Iart reforçaram a posição de Pinheiro Machado como polo de valorização cultural artística, deixando grandes expectativas para o próximo ano. Agora a busca é pelo reconhecimento do governo municipal em colocar este grande evento no calendário do município. O Iart é mais do que um encontro artístico, é uma celebração da nossa identidade cultural e artística e um marco para todos que amam a tradição gaúcha”, concluiu.
Na região de cobertura impressa do jornal, municípios de Candiota, Pinheiro Machado e Bagé tiveram premiações em danças tradicionais, coreografia, declamação masculino e feminino, assim como solista masculino e feminino, e também amadrinhador.
Confira os resultados repassados pela organização do evento
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*