As eleições da ABRADEP

Foram realizadas, entre 30 e 31 de março do corrente ano, as eleições para a Coordenação Geral e para as Coordenações temáticas da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Os eleitos foram assim proclamados e empossados em Brasília, no referido dia 31. Assume, pois, como Coordenadora-Geral da entidade, a Professora Vânia Aieta, advogada especializada em Direito Eleitoral e professora de Direito da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A chapa eleita, além da Professora Vânia, é composta pelos seguintes colegas: Bruno Andrade (Coordenador-Adjunto), Luiz Gustavo de Andrade (Secretário Geral), Carlos Augusto Santos Medrado (Secretário Geral-Adjunto) e Erika Camargo Gerhardt (Tesoureira).

A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP foi fundada no dia 20 de março de 2015, em Belo Horizonte-MG. Com sede em Brasília-DF, é composta por diversos profissionais das mais variadas áreas de conhecimento (advogados, servidores da Justiça Eleitoral, professores, Juízes eleitorais, membros do Ministério Público, profissionais da comunicação social, cientistas políticos, entre outros) e tem como propósito fomentar um debate equilibrado, transparente, objetivo e qualificado sobre democracia, promovendo o estudo, a capacitação e a difusão de temas referentes ao direito eleitoral e a intersecção entre direito e política.Posso dizer, com muita tranquilidade, que a ABRADEP é hoje referência na área de Direito Eleitoral e Político do País.

Uma das fundadoras da ABRADEP, Vânia assumiu o posto para o biênio 2023-2025 no lugar do Professor Luiz Fernando Pereira, que estava à frente da entidade desde 2021. Pereira, aliás, e o registro é muito merecido, fez uma bela gestão como Coordenador-Geral da ABRADEP, marcada não apenas pelo aumento quantitativo e qualitativo dos integrantes da entidade, mas pelo fomento de debates, grupos de pesquisa,artigos, livros e periódicos. Foi uma gestão extremamente profissionalizada. E um retumbante sucesso. O professor paranaense contou, em sua gestão, com os seguintes colegas compondo a correspondente Coordenação-Geral, cujos cumprimentos não são menos merecidos, a saber: Ana MárciaMello (Coordenadora-Geral Adjunta), Maria Claudia Bucchianeri (Secretária-Geral), Volgane Carvalho (Secretário-Geral Adjunto) e Maíra de Barros Domingues (Tesoureira).

Já as Coordenadorias Temáticas, também por meio de eleição, passaram a ser compostas pelos seguintes nomes (todos membros da entidade eleitos por seus pares): Coordenação Acadêmica – Anna Carolina Alencar F. L. Melo Silva, Anna Paula Oliveira Mendes, Denise Goulart Schlickmann, Volgane Oliveira Carvalho, Renato Ribeiro de Almeida; Coordenação de Comunicação – Adriano Alves, Amanda Guimarães da Cunha, Elder Maia Goltzman, Sabrina de Paula Braga, Vladimir Belmino de Almeida; Coordenação de Eventos – Allan Titonelli Nunes, Antonio Joaquim Ribeiro Junior, Débora do Carmo Vicente, Jamile Ton Kuntz, Wesley Araújo Cardoso; e Coordenação Institucional: Delmiro Dantas Campos Neto Guilherme Barcelos Luiz Eduardo Peccinin, Talita Reis Magalhães e Tatiana Wasilewski Rodrigues.

Votos, então, de que a ABRADEP tenha um grande biênio pela frente, tomando sempre como parâmetro uma postura de congregação em torno de um ideal comum: o fortalecimento dos nossos pilares democráticos e o fomento do Direito Eleitoral país afora.

Aos eleitos, os meus parabéns. A tarefa, no mais, não é pequena. Mas, ao mesmo tempo, é demasiado gratificante.
Saludos!

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook