SAÚDE

Audiência Pública visa esclarecer atuações do projeto Chamar 192 Samu em Hulha Negra

Reunião entre Legislativo, Executivo e 7ª CRS aconteceu em Hulha Negra Foto: Divulgação TP

Está agendada para esta quinta-feira (28), uma audiência pública, a partir das 14h30, no plenário Hugo Canto da Câmara de Hulha Negra para tratar sobre o projeto Chamar 192 Samu, desenvolvido no município na área e urgência e emergência. A audiência foi solicitada anteriormente pelos vereadores Diego Rodrigues e Ronaldo Pereira, mas precisou ser remarcada após a necessidade de troca de data. O evento tem por objetivo, o repasse de informações e esclarecimentos à comunidade sobre o serviço na cidade. A definição e confirmação do novo encontro ocorreu após uma reunião entre vereadores, Secretaria de Saúde, Executivo e Sétima Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS).

A reunião foi realizada em Hulha Negra, no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em decorrência de uma solicitação do prefeito Renato Machado após uma reunião realizada com vereadores, que expuseram sobre o descontentamento da comunidade com relação ao serviço Chamar 192 e também sobre a Unidade Básica de Saúde (UBS) permanecer fechada no período noturno como uma segunda opção de atendimento.

Participaram a enfermeira Milena Ferreira e a coordenadora Eliana Silveira, da 7ª CRS, o secretário de Saúde Volnei Jorge, a enfermeira Carla Ruiz e os vereadores Luis Gustavo, Jorge Coelho, Diego Rodrigues, Volnei Manfron e Getúlio Porto, além do prefeito Renato Machado.

Em suas redes sociais, os vereadores estão convidando a comunidade para comparecer a audiência pública, sendo importante para que dúvidas sejam sanadas e questionamentos feitos. A presidente do Legislativo, Tanira Ramos, em seu perfil oficial falou sobre o tema da reunião. “Argumentamos que o chamar 192 pode ser um complemento do serviço que tínhamos, mas não uma substituição do posto aberto 24horas como era antes. Com relação a isso, nos foi repassado que a Legislação não permite que o posto fique aberto somente com técnico e motorista e que diante de não haver essa oferta de médico 24 horas na cidade, o 192 é a opção recomendada. Quanto a demora do atendimento, foi explicado ser normal pela necessidade de seguir protocolos. Um ponto importante que nos foi repassado, é que apesar do Chamar 192 remover o paciente para Bagé e não ter autorização para buscar, a resolução 05/2018 permite que seja solicitado o transporte de retorno ao município se comprovada a necessidade por parte do paciente”, explicou.

SOBRE O CHAMAR 192 – O projeto Chamar 192 – Samu, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), começou no dia 7 de março em Hulha Negra e conta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O programa visa possibilitar assistência qualificada nos casos de urgência e emergência de saúde em horários em que o Centro de Atendimento Integrado em Saúde (CAIS – Hospital) está fechado. As ligações devem ser realizadas para o 192, de segunda a sexta-feira, das 17h às 7h30. Sábados, domingos e feriados, o serviço é 24h. Os demais atendimentos permanecem das 8h às 17h na Secretaria de Saúde e pelo telefone (53)3249-1019.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook