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Auxílio emergencial: como conferir se o CPF foi usado em uma fraude

Os brasileiros que suspeitam de fraudes no pedido de auxílio emergencial com o uso dos seus dados podem consultar a página do benefício para verificar as in­formações. Nessa página (https://consultaauxilio.dataprev.gov.br), o cidadão deve informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.Segundo o tutorial para consultar a situação do benefício, há cinco respostas possíveis para o pedido de auxílio que podem ajudar a entender se há algo de errado com o cadastro.

BENEFÍCIO APROVADO Sig­nifica que o cidadão é elegível a re­ceber o auxílio emergencial. A data de envio para a Caixa Econômica Federal (CEF) não representa a data efetiva do pagamento do benefício. O calendário de pagamento dos beneficiários deverá ser consultado diretamente no site da Caixa.

BENEFÍCIO NÃO APROVADO Significa que o cidadão não é elegível a receber o auxílio emer­gencial. Na mesma tela, o cidadão poderá verificar qual critério não foi atendido, motivo que causou a sua inelegibilidade ao benefício.

REQUERIMENTO NÃO ENCON­TRADO Caso o requerimento do cidadão ainda não tenha sido rece­bido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Data­prev), é apresentada essa mensagem.

REQUERIMENTO RETIDO A mensagem significa que o cadastro foi retido pela equipe de homologa­ção do Ministério da Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamentos. Com isso, será rea­lizado novo reprocessamento das informações pela Dataprev.

DADOS INCONCLUSIVOS Caso o sistema identifique problemas nos dados do cidadão que impeçam a análise para concessão do benefí­cio, o sistema vai orientar que se realize um novo requerimento no site da Caixa para complementar ou confirmar seus dados cadastrais ou de sua família. Assim, observando essas respostas, é possível saber se alguém usou os dados indevidamen­te para pedir o benefício. Segundo o Ministério da Cidadania, em casos suspeitos de fraude no auxílio emergencial, o cidadão deve regis­trar denúncia no sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Contro­ladoria Geral da União), disponível na internet ou pelos telefones 121 ou 0800 7070 2003.

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