O quadro eleitoral na Cidade do Castelo foi definido neste fim de semana, quando foram homologadas em convenção as candidaturas majoritárias para o pleito de outubro.
OPOSIÇÃO – No sábado durante todo o dia, a oposição fechou questão em torno dos nomes do ex-vice-prefeito de Herval, Bebeto Perdomo (PSB) e do gerente da água mineral Pedras do Sul, Giovanni Friedrich (PT), como candidatos a prefeito e vice. PSB, PT e PMDB fizeram convenções conjuntas, sendo que o PDT, que também apoia a frente oposicionista, fez sua convenção na sexta-feira, 29.
Em conversa com o TP, Bebeto agradeceu a confiança dos partidos da coligação em escolher ele e Giovanni para serem os candidatos. “Vamos ter um plano de governo baseado na verdade e seriedade, com valorização aos funcionários públicos municipais e das pessoas de Pedras Altas . Um governo voltado ao campo e a cidade”, disse.
GOVERNO – Para a escolha do candidato governista houve disputa interna no PSDB. Os tucanos se mobilizaram neste domingo, 31. O PSDB venceu em 2015 as eleições complementares com Fábio Tunes, após o prefeito e o vice eleitos em 2012, Gabriel De Lellis (PPL) e Jair Belini (PT) terem sido cassados pela justiça eleitoral por compra de votos.
Segundo o vice-presidente da sigla, Carlos Antônio Dias, 195 filiados compareceram na convenção que foi realizada das 9h às 17h, quando o prefeito Fábio Tunes enfrentou o filho do ex-prefeito Silvio Marques Dias Neto, o Silvinho. Uma ampla maioria optou por Silvinho, que somou 146 votos contra apenas 46 de Fábio. Três filiados votaram nulo. “A convenção foi tranquila e a unidade partidária está garantida”, disse.
Nesta terça-feira, 2 de agosto, das 10h às 17h, o PP, que é coligado com o PSDB na administração, decide quem indicará para ser vice de Silvinho. Nos bastidores se comenta que a atual vice-prefeita Lídia Soares somente aceitaria concorrer novamente se o candidato fosse Fábio.
O PTB do ex-vereador Giovane Gimenez, o Pito, conforme adiantado com exclusividade pelo TP, que condicionava seu apoio se o candidato fosse Silvinho, confirmou na noite desta segunda-feira, 1º, o apoio ao filho do ex-prefeito.
Para Silvinho, o processo democrático realizado dentro do partido neste domingo aconteceu da melhor maneira possível. “Tivemos um grande comparecimento dos filiados e saímos fortalecidos da convenção. É um desafio que estamos conscientes do trabalho que temos, da responsabilidade que é, e da longa caminhada”, ponderou ele.
O prefeito Fábio Tunes disse ao jornal entre outras coisas (veja mais no Papo de Redação), que vai apoiar Silvinho. “Estou bem tranquilo quanto a escolha dos filiados do partido. Vou apoiar Silvinho, pois é um filho de Pedras Altas”, afirmou.