Cada um com suas guerras

Os humanos continuam, como sempre, envolvidos em muitas confusões. Guerrear é da natureza humana. Deve ter sido por isso que Deus cansou de tentar nos encaminhar pelos caminhos da paz e resolveu nos dar o livre arbítrio.
Para promover a paz a humanidade sempre se mostrou sem serventia.
A guerra do momento, umas delas, é a invasão da Ucrânia pela Rússia. Tudo dentro do que se encaminhava há alguns dias. Vladimir Putin, o dirigente máximo da Rússia é uma daquelas figuras que fisicamente, só de olhar, não é de se recomendar. Tem expressões faciais inexpressivas que demonstram um ser humano de poucas emoções. Talvez sejam apenas observações minhas sem maiores fundamentos.
O fato é que temos uma nova guerra para comentar. Ao escrever suas memórias meu pai, que esteve em combate na 2ª Guerra Mundial, observou que “Guerra é a faculdade de mandar os filhos dos outros à morte e chamá-los de heróis”. Putin sabe disso. Quanto a matar, os presidentes das grandes potências mundiais são assassinos. Mandar matar para eles faz parte da liturgia do cargo.
Seguidamente, quando umas bombas acertam hospitais ou escolas, “por engano”, os autorizadores da guerra pedem desculpas e afirmam que o objetivo era atingir alvos militares, como se militares não fossem humanos.
Na contramão da esmagadora maioria dos mais expressivos líderes mundiais que condenam a guerra, o presidente do Brasil se mostra um apoiador dos comunistas russos. Não é de surpreender, Bolsonaro já esteve na China para comemorar com os chineses a implantação do comunismo por lá, nos primeiros meses de seu mandato.
Parece até que para o presidente aquela história de que “minha bandeira nunca será vermelha” já foi esquecida. Eu, que nunca fui simpatizante de ideias comunistas que não tem viabilidade alguma de serem implantadas no Brasil, passei décadas tendo de ouvir os velhos comunistas. Agora tenho de conviver com os neocomunistas que até bem pouco se diziam liberais. Eita Brasil velho de guerra.
Nossas guerras são outras. Guerra para nós e botar gasolina no automóvel. Enche o tanque e leva um tiro na hora de pagar. Tirambaço. No ano passado a Petrobrás lucrou mais de 121 bilhões de reais. A revista Carta Capital faz matéria com o título: “O lucro recorde da Petrobras é fruto da alta nos preços dos combustíveis”.
Combustíveis com altos preços, economia em baixa, povo pobre.

Comentários do Facebook