A Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado realizou, na tarde da última quinta-feira (9), a segunda interiorização do roteiro de sessões ordinárias nas localidades afastadas da sede do município. Desta vez, a reunião aconteceu no segundo distrito, na Associação de Desenvolvimento Comunitário da Restinga, localizada há cerca de 90km da área urbana.
Na oportunidade, os parlamentares ouviram as reivindicações da comunidade que em maioria comentaram sobre as péssimas condições das estradas de acesso aos arredores e também para a sede do município. Segundo relato dos moradores, o trajeto deles até a cidade dura em média 3h devido a falta de condições das vias.
Em conversa com o TP, o presidente do Legislativo, Mateus Garcia (PDT), informou que está tomando as devidas providências de modo a amenizar a situação vivida pelos moradores daquela comunidade e também do Areal – penúltima sessão interiorizada. “Já estamos encaminhando um ofício ao Executivo cobrando uma ação urgente nessas localidades em relação às estradas”, informou. Segundo ele, também foi pedido que retorne a linha de ônibus que está suspensa pelas condições de tráfego.
De acordo com o parlamentar, o projeto de interiorização vem sendo satisfatório e contando com a adesão das comunidades, que entenderam a proposta. “O objetivo é exatamente esse, que os vereadores possam ouvir as demandas que os moradores do interior não têm condições de trazer até nós e assim podemos direcionar o nosso trabalho para eles também”, salientou Mateus.
Todas as demais reivindicações dos moradores da Restinga foram colhidas pelos parlamentares e assessoria da Câmara de Vereadores para encaminhamento ao Poder Executivo e devidas providências. A próxima sessão no interior está marcada para o dia 13 de junho, às 14h, no Passo do Machado. Até novembro outras cinco localidades serão visitadas – Aberta do Cerro, Chapeado, São João Batista, Torrinhas e Vila Umbus.
CONTRAPONTO – De acordo com o cronograma da Secretaria de Obras em relação ao trabalho de manutenção das estradas do município, ainda falta cerca de 8km de recuperação para chegar até essas localidades. “Naquela região o trabalho engloba Aberta do Cerro, Chapeado, Alto Bonito, Costa do Arroio Boeci, Restinga e Areal. Finalizando o Arroio Boeci, Restinga vai ser a próxima localidade a ser atendida”, informou a equipe responsável. A reclamação da comunidade se dá pela preocupação da chegada do inverno e do período chuvoso – época que eles têm ainda maior dificuldade no deslocamento.