ESPECIAL SEMANA FARROUPILHA

Caminhos de Anita foi o tema escolhido da Semana Farroupilha 2021

Anita ficou conhecida como a Heroína de Dois Mundos Foto: Divulgação TP

Mulher, mãe, guerreira que estava à frente do seu tempo, é assim que Anita Garibaldi é conhecida e lembrada pelos gaúchos e por quem conhece sua história. Na Semana Farroupilha deste ano, as entidades juntamente com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS), trouxeram o bicentenário de Anita como o tema dos festejos farroupilha 2021.

Anita, teve envolvimento direto na Revolução Farroupilha, e ao lado de Giuseppe Garibaldi, lutou pela causa da liberdade no RS.

Segundo o Decreto do Governo do Estado nº 55. 756/ 2021 “fica instituído, no âmbito do Estado, o ano do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, a Heroína dos Dois Mundos, em vista da participação da Revolução Farroupilha, na Batalha dos Curitibanos, no Brasil, e na Batalha de Gianicolo, na Itália”, decretou o governador Eduardo Leite.

 

SUA HISTÓRIA – Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, nasceu Laguna no Estado de Santa Catarina (SC). Segundo informações do site Brasil Escola, Ana seguiu os padrões da época e se casou aos 15 anos.

Em 1837, ela conheceu Giuseppe que conquistou sua cidade natal. Apaixonada, abandonou o seu infeliz relacionamento para marcar a história como Anita Garibaldi. Quando Laguna se transformou em sede do governo da República Juliana, a guerreira aprendeu a manusear espadas e armas de fogo.

Na Batalha dos Curitibanos, Anita foi capturada pelo Império Brasileiro grávida de seu primeiro filho. Foi enganosamente informada que seu parceiro havia morrido nos campos de batalha, que ao desconfiar da informação, pediu para procurar o corpo do marido entre os mortos. Neste momento, saltou no cavalo e fugiu em busca de Garibaldi. Passou alguns dias sem alimento, e se abrigou entre alguns revolucionários. Dias depois, Anita e Garibaldi se reencontraram em Vacaria.

Após alguns confrontos e viagens, Anita à espera de seu quinto filho, sofreu uma grave crise de febre tifoide. Não conseguiu resistir, e morreu em quatro de agosto de 1849 na cidade de Ravenna, na Itália.

Perseguido pelos soldados austríacos Garibaldi não pode acompanhar o funeral da esposa. Em 1932, o corpo de Anita foi transferido para a colina de Janiculo, na porção ocidental de Roma.

 

Comentários do Facebook