Faleceu na noite do último dia 6 de setembro, a tradicionalista e moradora de Candiota, Karen Paola Taborda Monção, 36 anos, vítima de um infarto do miocárdioe parada cardíaca. O CTG Luiz Chirivino, entidade a qual faz parte da rotina familiar, emitiu uma nota de pesar pela perda repentina, assim como inúmeras pessoas que lamentaram a partida da amiga que era muito querida no município.
Em conversa com a filha mais velha de Karen, Ana Júlia Taborda Tolfo, 15 anos, ela informou que a mãe era natural de Jaguarão, mas que já residia em Candiota há alguns anos. Segundo ela, o envolvimento de Karen com o tradicionalismo aconteceu quando ela decidiu levar Ana Júlia e a irmã, Isabelly Taborda, 13 anos, para o Luiz Chirivino em 2018. “Ela sabia que era um ambiente bom e familiar para nos criar, mas sempre vivemos no tradicionalismo, através da lida campeira, bailes e frequentando CTG, ela sempre nos apoiou e buscou aprender mais sobre o assunto e incentivava outros pais a colocarem seus filhos na entidade também”, relembrou Ana Júlia, dizendo que a mãe sempre participava dos rodeios, almoços e desfiles do CTG do coração.
No ano de 2022, Karen recebeu um convite para participar da patronagem que é comandada até os dias de hoje pelo senhor Fabrício Aquere, no cargo de 2ª Sota Capataz (secretária) da entidade, quando começou a frequentar ainda mais o meio tradicionalista. “Ela sempre falava que, enquanto a patronagem estiver ela estaria, e enquanto eu e minha irmã continuássemos, ela estaria por nós duas”, comentou a filha mais velha. Já neste ano, com a patronagem eleita mais uma vez, Karen decidiu mudar de cargo e assumir como diretora cultural, quando auxiliou as prendas Mayanna Ferreira Martins, Manuela Fonsceca e Rebecca Pinheiro na participação da Ciranda de Prendas da 18ª Região Tradicionalista (RT). “Pra nós a tia Karen foi incansável, ela sempre esteve do nosso lado e sempre fazendo tudo por nós”, disse Mayanna, que é a 1ª prenda juvenil da entidade.
LUTO
Em nova nota emitida pela entidade, foi informado que a programação para a Semana Farroupilha irá continuar. “Mesmo enlutados, hoje após falar com a família da nossa sempre diretora cultural, decidimos em reunião continuar nossa programação, pensando no que a Karen gostaria que acontecesse”, consta em parte do texto.
Sobre isso, Ana Júlia disse que a mãe jamais fecharia as portas do CTG, e que ela estará enviando forças para continuarem, reforçando que esta foi uma decisão tomada juntamente com a família e patronagem. “Minha mãe infelizmente acabou falecendo um dia antes do tão esperado concurso de prendas e peões do CTG Luiz Chirivino, mas cremos que ela está bem, pois seus últimos minutos de vida foram no galpão onde ela sempre amou estar, com pessoas maravilhosas. Tenho um agradecimento gigante ao CTG, pois eles desde o falecimento estão sempre conosco, nos mandando boas energias e forças”, concluiu.
Uma missa crioula será realizada em nome de Karen nesta sexta-feira (13), na própria entidade localizada na sede do município de Candiota, às 18h.
Karen deixou as filhas Ana Júlia e Isabelly, o esposo Crisiano Barres e muitos amigos. Ela foi sepultada na manhã no dia 7 de setembro, no Cemitério Municipal.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*