INCLUSÃO

Candiota e Pinheiro Machado recebem unidades do projeto Cantinho da Leitura

Canguçu e Piratini também foram contemplados com as obras que oferecem uma literatura afro-brasileira e indígena para as crianças

O projeto Nosso Cantinho da Leitura realizou a entrega de mais seis Cantinhos da Leitura nos municípios de Pinheiro Machado, Candiota, Canguçu e Piratini.

As escolas receberam uma caixa com 50 exemplares de livros de autores afro-brasileiros e indígenas, 10 bonecas de pano de personagens variados (produzidas pela Rosas Negras) para deixar o espaço ainda mais lúdico e educativo, além de uma capulana (nome que se dá, em Moçambique, a um tecido usado pelas mulheres para envolver o corpo, e por vezes a cabeça, fazendo também de saia) para enriquecer o espaço do cantinho e 5 unidades de giz de cera com 24 tons de pele.

O material tem o intuito de estimular a leitura dos pequenos e celebrar a diversidade, criando uma maior interação entre alunos e professores, além de oportunizar experiências com leituras que tragam representatividade.

MUNICÍPIOS 

Em Candiota, o projeto está sendo realizado na escola Neli Betemps Foto: Assessoria/Nosso Cantinho da Leitura/Especial TP

 

Na região de cobertura impressa do Tribuna do Pampa, Candiota e Pinheiro Machado foram contemplados. Na Capital Nacional do Carvão, a escola abraçada pelo projeto é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Neli Betemps, localizada no bairro João Emílio.

Ao jornal, a diretora da escola Neli, Giovana Barella Moreira disse que “o projeto Cantinho da Leitura veio somar ao nosso trabalho que é desenvolvido durante todo o ano, com a culminância no mês de novembro na nossa 2° Mostra Cultural onde e exposto tudo o que foi trabalhado sobre a Cultura Afro – Indígena, inclusive com peça teatral”.

Outro município que o projeto fez sua parada foi Pinheiro Machado, contemplando a Escola Municipal de Educação Infantil Pinheirinho.

Escola Pinheirinho, em Pinheiro Machado, foi a contemplada Foto: Assessoria/Nosso Cantinho da Leitura/Especial TP

 

Em Canguçu, foram duas escolas contempladas, a municipal de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas, no bairro Vila Nova Canguçu e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco, no 4⁰ distrito de Canguçu.

Já Piratini recebeu duas caixas com muitas histórias. A entrega aconteceu na Secretaria de Educação do município e um dos Cantinhos ficou para a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Vera Maria de Azevedo Moreira. O segundo ficou na própria Secretaria, porque a ideia é ser itinerante e assim alcançar mais alunos.

A coordenadora do projeto, Cristiane Ostermann, conta do entusiasmo que foi a experiência das primeiras entregas. “Não foi só a alegria das crianças e a surpresa que elas tiveram ao ver as obras, os bonecos. Mas principalmente, também o entusiasmo dos professores. Percebemos o quanto eles estão cientes da importância da gente oferecer essa literatura afro-brasileira e indígena para as crianças, da importância que o projeto tem no sentido de celebrar a vida. Porque para nós como projeto Nosso Cantinho da Leitura, acreditamos que a diversidade é sinônimo de vida”.
O PROJETO

Nosso Cantinho da Leitura é uma iniciativa para fomentar a leitura na primeira infância e trazer representatividade, que as escolas tenham espaços de troca de professor e aluno e que os pequenos possam se identificar com os personagens dos livros. Ao todo serão 40 cantinhos entregues.

Os outros municípios contemplados pelo projeto são: Arroio dos Ratos, Pantano Grande, Mariana Pimentel, Guaíba, Minas do Leão, Encruzilhada do Sul, Candiota, Pinheiro Machado, São Jerônimo, Rio Pardo, Cristal, Piratini, Charqueadas, Cachoeira do Sul, São Francisco de Assis, São Gabriel, Tapes, Lavras do Sul, General Câmara, Santana da Boa Vista, Camaquã e Canguçu.

A iniciativa tem como propósito distribuir 50 títulos para cada instituição, que priorizem as temáticas afro-brasileira e indígena e colaborem para o cumprimento das Leis 10639/2003 e 11645/2008 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicoraciais, que trazem a obrigatoriedade da presença desses temas nos currículos escolares. Viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Nosso Cantinho da Leitura conta com o patrocínio da CMPC e tem como objetivo colaborar com a diversidade do acervo literário de escolas públicas e/ou centros municipais de Educação Infantil e fomentar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 

A escolha pela educação infantil é pelo fato de o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos psicológico, físico, intelectual e social ser extremamente importante nessa faixa etária. CMPC, parceira do projeto, tem uma forte atuação social para promover uma melhor qualidade de vida e educação para a população.

Além dos materiais, a iniciativa também vai contar com formação online para professores dos municípios contemplados, além de conteúdos de contação de histórias gravados por autores de diversas regiões do Brasil.

Os encontros têm como intuito que os professores possam conhecer em detalhes os títulos do acervo e a importância do tratamento desses temas e, ainda, tenham acesso a sugestões de atividades para qualificar a experiência com seus alunos. O objetivo é que os alunos conheçam a diversidade, se sintam representados e tenham a convicção de que todos e todas podem contar suas histórias.
Para Candiota, a aula online aconteceu nesta segunda-feira (17). Os demais municípios terão as formações realizadas até outubro.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO

Comentários do Facebook