Faleceu na tarde desta sexta-feira (9), aos 96 anos, dona Ilda Nunes de Andrades. Ela estava internada há alguns dias na Santa Casa de Bagé. Moradora tradicional de Candiota, ela adotou a Capital Nacional do Carvão como sua terra natal.
Ela, junto com marido, o saudoso seu Cídio Jacob de Andrades (falecido em 2014), viu Candiota nascer e crescer, completando em 2022, 61 anos de residência na localidade. Foi na cidade que o casal criou a família formada pelos filhos Paulo Learci e Fátima Rozanes, que são também até hoje moradores do município. Aqui ela viu nascer e crescer também os dois netos, Pablo e Giordano.
Moradora da principal avenida, a 24 de Março, dona Ilda era leitora assídua do jornal Tribuna do Pampa, esperando sempre as edições impressas para ler de ponta a ponta, como ela mesmo revelou numa reportagem que o TP fez com ela em 2019.
Já debilitada, porém sendo a dona Ilda de sempre, ela fez questão de ir votar no primeiro turno das eleições gerais em outubro último, quando também o jornal registrou o momento histórico, quando disse que jamais havia deixado de votar, compromisso que ela cumpria desde os 18 anos.
O corpo dela está sendo velado na Capela Municipal e o sepultamento está marcado para este sábado (10), às 10h.
A equipe do TP estende seus sentimentos aos familiares e agradece a dona Ilda pelos tantos anos em que religiosamente prestigiou o jornal com sua leitura.