PARA O MUNDO

Candiotense realiza doutorado na Alemanha

Felipe também busca conexões para Candiota Foto: Divulgação TP

Nesta semana, a equipe do TP conversou com o candiotense Felipe Ferreira Cougo, 30 anos, que está realizando o seu doutorado na Universidade Johann Wolfgang Goethe, de Frankfurt, na Alemanha. O doutorando falou sobre o tema de seu trabalho, e também sobre seus planos para o futuro.
Desde fevereiro na Alemanha, Felipe é bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e também possui mestrado na área de Ética e Teoria Política pela mesma faculdade. “O meu mestrado foi sobre o estudo da qualidade de vida e o enfoque nas capacidades a partir do autor indiano, Amartya Sen”, explicou.
Além disso, Felipe informou que está fazendo o doutorado por meio de uma bolsa que conseguiu pelo Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de uma parceria entre a Universidade de Frankfurt e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele também está participando de um projeto com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o tema “Justiça e capacidades: a teoria das capacidades de Amartya Sen como modelo equânime para o desenvolvimento humano”.
ADAPTAÇÃO – Ao ser questionado sobre sua adaptação em outro país, o filósofo afirmou que o que mais estranhou foi o inverno rigoroso. “Estamos acostumados com o inverno no Rio Grande do Sul, que também é gelado, mas aqui é bem rigoroso”, disse ele.
Sobre estar longe da família, Felipe disse que já está mais acostumado em relação a isto, pois durante a sua graduação realizou um intercâmbio de quatro meses em Moçambique, na África. “Então isso foi algo que me preparou para me adaptar distante da família”, ressaltou. “A população de Frankfurt é bem internacional, mas os alemães são bem fechados. Aos poucos eu fui me adaptando e fazendo amigos de fora daqui como da Itália, China, Japão e Índia”, contou. Ademais, o jovem agora também é integrante do time de futebol V Saz-Rock, divisão municipal do campeonato alemão.
FUTURO – Sobre os planos para o futuro, Felipe afirmou que já está pensando em sua vida pós-doutorado. “Na verdade eu vim para cá não só com a intenção de fazer um doutorado, mas também para criar conexões para o futuro”, destacou.
Além disso, o candiotense citou que já tem planos para criar conexões para a cidade que cresceu e construiu raízes, principalmente para tentar auxiliar neste período da transição energética. “A Alemanha é muito desenvolvida na questão da economia verde, e Candiota está passando por essa situação de transição energética”, enfatizou Felipe.
CANDIOTENSE – Durante a sua vida escolar, Felipe realizou o ensino fundamental na escola Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), localizada na Vila Operária, bairro onde morou durante boa parte de sua vida. Sua conclusão do ensino médio foi na Jerônimo Mércio da Silveira, na Vila Residencial.
Felipe é filho da professora Nazionélia Ferreira, e do também professor e ex-vereador, Valmir Cougo. Ele, assim como tantos outros candiotenses, mostra o quanto a educação precisa ser valorizada, e que o ensino público pode sim gerar grandes resultados e carreiras de sucesso.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook