POLÍTICA

Cássio Câmara é eleito presidente do Legislativo pinheirense para o biênio 2023/2024

Cássio Câmara foi escolhido como o novo presidente do legislativo com oito votos favoráveis

Com 8 votos favoráveis e um em branco, foi definida na noite de terça-feira (6), a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores e Vereadoras de Pinheiro Machado, para o biênio 2023/2024. Na ocasião, foi eleito como presidente o vereador progressista Cássio Câmara, tendo como vice, a presidente de 2022, Laura Ratto.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, o presidente eleito confirmou haver um acordo da base governista de que a presidência seria do Progressistas. “Fui indicado pelo partido e apoiado pelos demais vereadores. Agradeço o apoio recebido, pois nossa mesa diretora é pluripartidária, com representantes ao meu lado do PSDB, PSB e MDB”.

Questionado sobre a forma de condução dos trabalhos, Cássio disse que irá trabalhar seguindo o próprio jeito de ser, ouvindo as pessoas, dando atenção e carinho. “Vamos fazer um trabalho pautado para a comunidade e ouvindo os anseios da população, pois a Câmara é a Casa do Povo e nós queremos estar perto do povo. Vou dar apoio irrestrito aos demais colegas, sou apenas o presidente, mas tenho as mesmas obrigações e deveres, apenas com pouco mais de responsabilidade. Não tenho nenhum problema, acredito que a equipe vai trabalhar conosco assim como os demais vereadores. Tudo que estiver ao meu alcance para ajudar o trabalho dos colegas será feito dentro da legalidade”, explicou.

O regimento pinheirense determina mandatos de dois anos na presidência, porém já ocorreram renúncias por parte dos eleitos. Quanto ao período de gestão, Cássio diz não fazer planos. “Vivemos o hoje. Pretendemos, no primeiro ano, 2023, cumprir o mandato, mas deixamos o 2024 para decidir no fim do ano”.

MESA DIRETORA – presidente: Cássio Câmara Garcia (Progressistas); vice-presidente: Laura Ratto Finkler (MDB); 1º secretário: Fábio Ferreira Dias (PSDB); 2º secretário: Fabrício Alves da Costa (PSB).

As eleições das mesas diretoras na região do TP

HULHA NEGRA – No município, de acordo com a diretoria da Câmara, as eleições para escolha da mesa diretora 2023 ocorrem durante a sessão ordinária do dia 22 de dezembro, à tarde. As candidaturas a presidência ocorrem no horário da eleição após abertura por parte do presidente do ano, mas em Hulha Negra, o nome do vereador Diego Rodrigues (Progressistas) já é anunciado há algum tempo.

O Tribuna do Pampa entrou em contato com o vereador, que confirmou sei nome à disposição para a presidência da Casa. Diego explicou haver um acordo firmado com o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado como testemunha. “Há um acordo em documento assinado para eu seja presidente, mas acredito que mesmo que mesmo que fosse somente verbal, os colegas vereadores teriam que honrar com sua palavra, pois somos todos pessoas adultas e de caráter, não podemos falhar. Cumpri o acordo por dois anos votando no vereador Ronaldo Pereira e na vereadora Tanira Ramos para presidente. Estou fazendo minha parte, espero que os demais também façam as deles. O acordo também vem sendo cumprido com a disponibilidade de um cargo para o vereador Baixinho e se assumir, seguirei honrando o compromisso”, disse o vereador que, questionado sobre o restante da chapa para a mesa diretora, como vice-presidente e secretário (a) afirmou não haver acordo.
Ainda não há data definida para posse.

PEDRAS ALTAS – Segundo o Legislativo, a eleição segue o regimento interno, estando marcada para o dia 19 de dezembro durante a sessão ordinária. Ainda não há chapas inscritas ou nomes à disposição a exemplo de Hulha Negra. A transmissão de cargo deverá ocorrer no dia 1º de janeiro de 2023.

CANDIOTA – No município,  a nova mesa diretora foi definida na última segunda-feira (12), por unanimidade, tendo a seguinte composição: presidente: Marcelo Gregório (PSDB); vice-presidente: Dinossane Pech (PTB); 1º secretário: Gildo Feijó (MDB) e 2ª secretária: Hulda Alves (MDB). Ainda não há data definida para posse.

BAGÉ – Conforme o Legislativo, a sessão ordinária para escolha da nova mesa diretora será no dia 22 de dezembro. Quanto a nomes, não há nenhuma especificação, visto todos os vereadores poderem colocar seu nome à disposição.

 

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook