INICIATIVA

CDL de Candiota vai liderar movimento para que campo de futebol se transforme em terrenos comerciais

Prefeitura apresentou projetos de áreas disponíveis em reunião com empresários na tarde desta segunda-feira (13)

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
OFERECIMENTO:

 

Projeto prevê transformar campo do Vila em 26 terrenos comerciais Foto: J. André TP

Evitando associar uma coisa à outra, o prefeito de Candio­ta, Adriano dos Santos (PT) gravou na manhã do último sábado (11), um vídeo ao lado do secretário geral de Governo, Fabiano Oswald, após um projeto de lei que tramita na Câmara desde dezembro do ano passado, ter sido polemizado nas redes sociais (ver matéria sobre o projeto aqui).

No vídeo, Adriano assinala que já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, dois projetos de leis sancionados por ele – portanto já são leis -, para a comercialização de 20 terrenos comerciais na sede do município, sendo 11 ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Odete Lazzare Corrêa, outros sete junto ao Cam­po Municipal (cedido à Sociedade Esportiva Vila Airton), pela rua Francisco Assis do Pinho, e mais dois próximos ao bairro Morada do Sol. Todas as áreas – com exceção das duas do Morada do Sol -, são na mesma região do terreno do projeto de lei questionado.

Esta área será transformada em calçadão, com lançamento em breve de edital para 11 terrenos comerciais Foto: J. André TP

Adriano ainda se queixou que alguns projetos tiveram a re­sistência da oposição no Legislativo durante a votação no ano passado. “Temos projeto para desenvolver o comércio local e temos o dever de desenvolver o município trazendo empresas de fora que não tenham seu ramo em Candiota. Nos pró­ximos dias estaremos lançando o edital para a comercialização desses terrenos”, prometeu o prefeito, que diz estar aberto ao diálogo com os empresários locais que possuem dúvidas em relação à venda desses terrenos.

Cerca de 25 empresários se reuniram com o prefeito nesta segunda (13) Foto: J. André TP

Nesta segunda-feira (13), o prefeito reuniu um bom número de empresários no hall de entrada da Prefeitura, quando explanou sobre o projeto que tramita na Câmara, bem como reforçou o plano do Executivo para o comércio candiotense. Na oportunidade, Adriano disse que o município possui um novo projeto que amplia de sete para 26 terrenos junto ao Campo Municipal (do Vila Airton), o que implicaria no desaparecimento do campo de jogo. Para isso, a Prefeitura revogaria, por interesse público, a concessão da área à Sociedade Esportiva Vila Aírton (Seva).

Imediatamente o presidente da Câmara de Dirigentes Lojis­tas (CDL) de Candiota, Clarque Rostan, que participou da reunião, afirmou que a entidade assumiria a liderança do projeto e que já nesta terça-feira (14), estaria mobilizan­do um abaixo-assinado de apoio à iniciativa. “Há uma demanda importante de empresários nossos que pagam aluguel e a sede do município já possui um campo de futebol com toda a estrutura, que é o Complexo Tarumã. Com este projeto será possível praticamente zerar esta demanda e todos os nossos comércios terem um local próprio”, enfatiza o líder empresarial.

O presidente da entidade, avaliou a reunião como positiva. “Pois é muito importante fortale­cer o comércio local com sua sede própria. Não é fácil pagar aluguel todos os meses. Nós aqui já es­tamos há 12 anos no mercado de Candiota pagando aluguel”, relatou ele, que é dono de uma empresa de informática.

Indagado por ser ano elei­toral, o prefeito explicou que o município possui um projeto contí­nuo de destinação de terrenos tanto habitacional como comerciais e neste sentido não há impedimento legal para isso. O município também prepara a destinação de mais de 90 terrenos habitacionais, que, segundo o prefeito, terá um crité­rio bem rígido para escolha dos contemplados. “Queremos destinar para quem realmente necessita”, afirmou Adriano.

Ainda, o prefeito enfatiza que essa ação de desenvolvimen­to e fortalecimento do comércio local nesse momento faz parte do planejamento de retorno gradual das atividades durante a crise da Covid-19. “Pois os comércios de Candiota são de extrema im­portância para o ocrescimento do município”, falou.

Os empresários interes­sados poderão procurar o Setor de Regularização Fundiária, na Procuradoria Jurídica do município, para se cadastrar nesse projeto e participar do edital.

Comentários do Facebook