TRISTEZA

Cenas de animais morrendo em Candiota são chocantes e revelam ainda mais o drama da estiagem

Imagens foram publicadas nas redes sociais Foto: Divulgação TP

Esta semana, imagens de animais mortos e outros em vias de morrer, circularam pelas redes sociais. Segundo o jornal apurou, as cenas foram flagradas no interior de Candiota.

A situação de penúria que a maioria das pequenas propriedades rurais do município está sofrendo geram essas cenas chocantes.

Os animais, já fracos, pois há pouca ou quase nenhuma alimentação, procuram a escassa água para beber em açudes ou bebedouros. Como a água já raleou nesses locais, o gado acaba atolando e não tem mais forças para sair do lugar. Assim, acabam morrendo por ali mesmo.

Conforme produtores e lideranças têm dito ao TP, essas cenas devem virar rotina daqui por diante se a ajudar não chegar logo.

AJUDA – Na última semana, uma comitiva de três ministros esteve em Hulha Negra, quando foram anunciadas medidas e recursos na ordem de R$ 430 milhões. O governador Eduardo Leite recepcionou os ministros e se reuniu esta semana com o presidente Lula para tentar mais recursos.

O secretário de Agropecuária e Agricultura Familiar de Candiota, Claudivam Brusque, com voz quase embargada disse ao TP que situação é mesmo desesperadora e que a Prefeitura tem buscado fazer o que pode. Ele citou que as três máquinas que estavam fazendo abertura e limpeza de açudes quebraram (uma danificou comando, outra a bomba d´água e outra uma pane geral). Duas delas já estão retornando ainda esta semana ao trabalho.

Também há ações de silagem para alimentação dos animais e distribuição de água para as comunidades. “Muito triste tudo que está acontecendo nesta que é a maior seca que já enfrentamos. Temos muitas dificuldades em atender em função da alta demanda”, assinala ele.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook