ENERGIA

CGT Eletrosul vai expandir complexo eólico no Rio Grande do Sul

Parque Eólico Coxilha Negra será implantado na região de Sant’Ana do Livramento

Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento Foto: Vanderlei Tecchio/Especial TP

Comprometida com o desenvolvimento socioeconômico de sua área de atuação, a CGT Eletrosul prossegue investindo na região de Sant’Ana do Livramento, na Campanha Gaúcha. Com seu programa de investimentos em geração eólica, a empresa foi uma das protagonistas na consolidação de uma matriz energética ainda mais diversificada no Brasil. Na produção de energia a partir dos ventos, a companhia está entre as principais investidoras no Sul do país. Somente no Rio Grande do Sul, a CGT Eletrosul aplicou mais de R$ 1 bilhão na implantação de empreendimentos eólicos.

O Complexo Cerro Chato é prova disso – foram anos de pesquisas, medições de vento e mapeamentos, investimentos em tecnologia e na formação de pessoas. Atualmente, de propriedade exclusiva da CGT Eletrosul, são seis parques eólicos, com 69 aerogeradores em plena operação e 138 MW de potência instalada, o suficiente para atender ao consumo de uma cidade com 780 mil habitantes.

PARQUE EÓLICO COXILHA NEGRA – Agora, a CGT Eletrosul promove a continuidade de sua política de investimentos no município de Sant’Ana do Livramento. E amplia a geração eólica da região, por meio da implantação do Parque Coxilha Negra, que será instalado em áreas limítrofes às unidades já existentes.

Neste sentido, no mês de outubro, foi aprovado pela governança da companhia o investimento para a implantação do Parque Eólico Coxilha Negra, com aproximadamente 302 MW de potência instalada. As obras devem começar até o final do primeiro semestre de 2022. Estima-se a criação de 310 empregos diretos e cerca de 150 indiretos, movimentando de forma significativa a economia local. Já o início da operação do empreendimento está previsto para ocorrer até o final do ano de 2024.

O sistema de conexão do Parque Coxilha Negra será composto por duas subestações coletoras. Para a implementação, está prevista a construção de novos acessos internos, além da melhoria daqueles já existentes. Todo o processo será acompanhado de procedimentos de gestão e recuperação ambiental, com benefícios à população local.

A CGT Eletrosul, uma empresa de geração e transmissão de energia elétrica, reafirma seu respeito a todos os proprietários de imóveis inscritos na área de implantação, importantes parceiros da empresa neste projeto estratégico para a segurança energética do Brasil. E reafirma também o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social da região e do país.

Comentários do Facebook