MEIO AMBIENTE

Com construção de ETE, Pedras Altas passa a ter capacidade para tratar 100% do esgoto produzido no município

Corsan também anunciou a compra de um gerador para estabilizar abastecimento de água em casos de interrupções de energia elétrica

Supervisor regional da Corsan Mário Silva e a socióloga, a serviço da Corsan, Manuela Schneider ,explanaram sobre o projeto Foto: Eduardo Silva/Ascom Corsan/Especial TP

O município de Pedras Altas passou a ser reconhecida como modelo nacional em saneamento no Estado. Os 2,3 mil moradores estão usufruindo do serviço de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Foram investidos R$ 2,4 milhões, com recursos obtidos junto à Caixa Econômica Federal, na construção da ETE, de três estações de bombeamento e de trechos complementares, com 35 ramais para tratar o esgoto sanitário. A nova estação tem capacidade instalada para vazão de cinco litros por segundo de esgoto tratado.

Na terça-feira (29), o modelo tarifário e de operações foi apresentado ao Executivo, a secretários e representantes da Câmara de Vereadores e Vereadoras. “Estamos na etapa de sensibilizar a comunidade sobre os benefícios ambientais e de saúde pública que este novo empreendimento trará”, destacou a socióloga que coordena a equipe social a serviço da Corsan, Manuela Schneider.

Ao celebrar o início do tratamento de esgoto na cidade, que vai elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da população, o prefeito Volnei Oliveira foi informado pelo superintendente da Corsan na região, Mário Silva, sobre o planejamento da Companhia para sanar as interrupções de abastecimento de água por falhas de energia elétrica. “Estamos em fase de orçamento para a aquisição de um gerador próprio, a fim de mantermos o serviço prestado pela Corsan estável à comunidade”, explicou o gestor.

Esgoto pode ser 100% tratado na cidade Foto: Eduardo Silva/Ascom Corsan/Especial TP

Quanto ao momento vivenciado pelo município, o prefeito afirmou que a cidade está de parabéns. “É com muito orgulho que fizemos essa divulgação, é uma grande conquista para o município, pois a questão do esgoto era uma preocupação com o meio ambiente”, afirmou.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook