ONDE COMEÇA O ARTISTA

Com nova categoria, Canto Moleque nas Escolas é lançado em Candiota

Micael Marques cantou durante o lançamento do projeto Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

Foi lançado na última sexta-feira (23), na Escola Odete Lazzare Corrêa, o Canto Moleque nas Escolas, edição 2019. Neste ano, o projeto conta com uma novidade que é a categoria pré-mirim que abrangerá crianças de 5 a 9 anos.

De acordo com a coordenadora de tradicionalismo do município, Júlia Graziela Azambuja, essa era uma ideia antiga da organização do Canto Moleque que agora vai ser colocada em prática. “Tínhamos uma carência muito grande de crianças novas participando do canto moleque e todo o segmento que é iniciado pela base a tendência de se firmar é muito latente”, explicou.

Secretário Sérgio Marques disse que a fase escolar terá a
mesma importância da fase municipal Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

Além disso, Júlia Graziela salientou um fato importante. “As crianças pequenas que cantavam na categoria mirim muitas vezes concorriam com maiores de 12 ou 13 anos, tornando a disputa um pouco injusta, por isso a importância de se criar a categoria pré-mirim”, informou.

Quanto ao projeto Canto Moleque nas Escolas, alunos interessados em participar, devem preencher a ficha de inscrição que estará disponível na secretaria das escolas. Além disso, o grupo que coordena o projeto visitará as escolas para convidar as crianças a participarem.

A primeira-dama Adriana Langort, que também está à frente do projeto, relata que no momento que fecharem as inscrições, será feita a organização das turmas e montado o cronograma de aulas. “A partir daí ajustaremos os oficineiros que vão dar aula em cada escola”, relatou.

As próprias escolas realizarão suas seletivas e os que passarem vão para um segundo momento que é a fase municipal do Canto Moleque, já pré-agendado para o dia 1º de novembro, no Ginásio Municipal Dario Lassance, na sede de Candiota.

Projeto foi lançado para as crianças da Escola Odete, com idades que contemplam nova categoria Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

De acordo com o secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Sérgio Marques, a ideia é realizar uma edição menor do Canto Moleque. “A fase municipal vai ter o mesmo palco do Canto Moleque Oficial e dali vamos selecionar 16 participantes que passarão para o canto moleque oficial”, relatou.

Os 16 participantes seguirão tendo aulas com os oficineiros durante os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Além disso, os quatro melhores colocados no município vão representar Candiota no 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.

No lançamento, esteve presente um dos intérpretes do município, fruto do projeto, Micael Marques, junto aos oficineiros Alexandre Brose e Augusto Maradona, a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, da primeira-dama e do prefeito Adriano dos Santos.

Comentários do Facebook