PADROEIRO

Começa programação da 63ª Festa de São José em Hulha Negra

Com São José, caminhamos na fé e alimentamos a esperança é o tema da festividade em 2022

Já está definida a programação para a 63ª Festa de São José, em Hulha Negra. O padroeiro da cidade é homenageado no dia 19 de março e a paróquia que leva seu nome, São José, já está com uma programação definida, que conta com missa, almoço e procissão motorizada.

Ao Tribuna do Pampa, o frei Rinaldo Eberle disse que o tema da festividade tem o objetivo de “transmitir fé e esperança para podemos realizar na nossa vida, nossa caminhada, nas comunidades. Sabendo que São José foi um homem humilde e grande cuidador, ele que soube cuidar da grande família de Nazaré, de Maria, de Jesus e que também vem a este encontro para termos esperança, fé, para enfrentarmos as dificuldades que vão surgindo em nossa vida”.

O frei convida a todos que quiserem se unir em orações. “Vamos abrir nosso coração para este momento festivo de São José, participar desta grande festa. Todos estão convidados a receber as bênção deste grande homem, São José”.

PROGRAMAÇÃO – As atividades começaram na quarta-feira (16) e segue nos dias 17 e 18 – 19h – Tríduo; Dia 20 – 9h – procissão motorizada com bênção dos veículos, com saída em frente a igreja Matriz, percorrendo as ruas da cidade; 10h – missa festiva; 12h – almoço drive thru devido a pandemia de Covid-19.

SÃO JOSÉ – Conforme a Wikipédia, São José, José de Nazaré, José, o Carpinteiro ou São José Operário, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai putativo de Jesus. O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef (יוסף), por meio do latim Iosephus. Descendente da casa real de David, é venerado como Santo pelas igrejas ortodoxa calcedoniana, ortodoxa não-calcedoniana, anglicana e católica, que o celebra como seu padroeiro universal. A liturgia luterana também dedica um dia ― 19 de março ― à sua memória, sob o título de “Tutor de Nosso Senhor”. Operário, é tido como “Padroeiro dos Trabalhadores”, e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como “Padroeiro das Famílias”, emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.

José é venerado como São José na Igreja Católica, Igreja Ortodoxa, Igreja Ortodoxa Oriental, Anglicanismo e Luteranismo. Nas tradições católicas, José é considerado o santo padroeiro dos trabalhadores e está associado a vários dias de festa. O papa Pio IX declarou-o patrono e protetor da Igreja Católica, além de patrocinar os doentes e uma morte feliz, devido à crença de que ele morreu na presença de Jesus e Maria. Na piedade popular, José é considerado um modelo para os pais e também se tornou patrono de várias dioceses e lugares.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook