RELIGIÃO

Comunidades católicas da região convidam para celebrações de Corpus Christi

Mobilizações religiosas também terão cunho social com arrecadações de vestuários e alimentos

Celebrações acontecem nesta quinta-feira (30), feriado e Dia de Corpus Christi Foto: Arquivo TP

Nesta quinta-feira (30), feriado nacional, missas e os tradicionais tapetes com mensagens e símbolos religiosos marcarão as comemorações católicas em Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado, alusivas a Corpus Christi.

As celebrações também serão marcadas por atos solidários, com arrecadação de roupas, calçados e alimentos não-perecíveis para posterior doação.

Conforme o frei Tiago Frey, que responde pelas paróquias de Candiota e Hulha Negra ao lado de frei Paulo Müller, nos dois municípios, missas estão marcadas para às 15h. Em Candiota, a procissão será na praça Dario Lassance, localizada na sede do município, seguindo o roteiro tradicional na frente da Igreja Imaculada Conceição. Já em Hulha Negra, os tapetes serão confeccionados dentro da própria Igreja São José. A procissão sairá da Paróquia São José, seguirá pela rua Laudelino da Costa Medeiros, passará pela rodoviária, acessando a avenida Getúlio Vargas até a rótula antes dos trilhos e retornando pela rua Sabino Loguércio.

Tapetes começaram a ser confeccionados dentro das paróquias Foto: Divulgação TP

PINHEIRO E PEDRAS

 Na Terra da Ovelha e na Cidade do Castelo, celebrações também ocorrerão nesta quinta-feira (30). Conforme o padre Junior, que responde pela Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, em Pinheiro Machado, e comunidade São Manuel, em Pedras Altas, missas ocorrerão nas duas comunidades, às 15h em Pinheiro e anteriormente, às 10h, em Pedras.

“Este ano, devido às previsões climáticas nós não estaremos realizando os tradicionais tapetes. Teremos somente as celebrações e as procissões dentro das próprias igrejas, mas somos convidados e convidamos a comunidade e a todos que participarem a fazerem um gesto concreto. Diante dessa catástrofe ambiental que nós estamos vivendo e que, infelizmente, as previsões é que ainda vão muito longe as consequências disso, nós somos chamados a sermos cada vez mais este Cristo presente na vida do irmão e da irmã que está sofrendo, que perdeu tudo, que perdeu talvez até seu familiar, mas para que não se perca a esperança, somos convidados, como nos diz São Pedro na sua carta, a darmos razão da nossa esperança. E qual é a nossa esperança? O próprio Jesus Cristo. E como nós podemos fazer isso? Estar fazendo a arrecadação de alimentos, de material de higiene pessoal e também de limpeza e cobertas, que é o que mais as pessoas estão necessitando neste momento”.

Padre Junior lembra que no último domingo (26) foi celebrada a Santíssima Trindade, “que chama ao reconhecimento que o amor Trinitário de Deus se faz banquete aos homens e as mulheres que dele participam. E é dessa própria vida divina que nos alimentamos ao celebrar a Eucaristia. E nesse mistério de amor que é Cristo que se dá a todos nós sem se dividir mais inteiro, que nós celebramos o seu corpo e o seu sangue”.

Ele acrescenta: “A solenidade do santíssimo sacramento do corpo e do sangue de Cristo é uma forma de nós demonstrarmos publicamente a nossa veneração para com a Santa Eucaristia, no qual o próprio Cristo se dá como alimento para toda a humanidade durante a celebração da Eucaristia. Quanto aos tapetes, é uma forma que o povo achou de homenagear essa passagem da Eucaristia pelas ruas, demonstrando também todo o seu potencial artístico e cultural”, finalizou.

Comentários do Facebook