
Tapetes coloridos deverão ser confeccionados para a passagem do Santíssimo durante a procissão Foto: Divulgação TP
Nesta quinta-feira (20), será celebrado Corpus Christi. A data é comemorada 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes), normalmente com procissões em vias públicas.
A data não é, oficialmente, feriado nacional, no entanto grande parte dos municípios aderem ao feriado de Corpus Christi, resultando em comércio com horários diferenciados e órgãos municipais ou estaduais sem expediente.
Nos municípios de cobertura impressa do TP, as paróquias já programaram procissões e missas. Em Candiota, uma missa será celebrada às 15h na paróquia Sagrado Coração de Jesus, comunidade Imaculada Conceição.
Já em Hulha Negra, uma procissão iniciará às 15h na avenida Getúlio Vargas e será encerrada com uma missa na paróquia São José. Nas horas que antecedem a procissão, ocorrerá a tradicional montagem dos tapetes de Corpus Christi. Frei César, que atua na paróquia de Hulha Negra junto a frei Rinaldo, convida toda a comunidade a participar. “Estão todos convidados a participar e rezar, momento importante o de manifestar nossa fé publicamente. Abraço, paz e bem”, deseja.
Em Pinheiro Machado os tapetes serão confeccionados no entorno da praça Angelino Goulart a partir das 7h. Para às 15h, está programada uma procissão seguida de missa na igreja Nossa Senhora da Luz.
Pedras Altas também contará com procissão e missa. Tapetes deverão ser confeccionados logo cedo e uma missa está programada para às 10h na Capela São Manoel.
CORPUS CHRISTI – Significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.