Em 2006, foi instituída a Lei número 11.340 do Código Penal Brasileiro, e neste próximo dia 7 de agosto, a sanção da legislação completa 10 anos.
Nesta década as mulheres brasileiras já se sentem mais seguras contra agressões, sejam físicas, psicológicas, verbais ou patrimoniais executadas por seus companheiros afetivos ou de qualquer outro homem.
Para marcar a data, a Coordenadoria da Mulher de Bagé inseriu uma mensagem no contracheque das (os) servidoras (es) da prefeitura e na fatura da água, comemorando a existência de uma lei específica que protege as mulheres e, acima de tudo, que serve de alerta e incentivo à denúncia e ao pedido de ajuda, que pode ser feito junto à Coordenadoria.
Segundo a coordenadora Tanara Lucas, essa estratégia de usar, principalmente, as faturas de água para informar e alertar é extremamente importante e eficaz. “É uma maneira de chegarmos a um número grande de mulheres. Cerca de 40 mil famílias recebem a fatura da água, então, precisamos aproveitar essa capacidade para empoderar nossas mulheres, através de informações sobre seus direitos”, concluiu ela.