
PSB fez seu Congresso-convenção na manhã deste domingo e definiu por unanimidade ter chapa própria e pura Foto: Divulgação TP
Após a reviravolta na negociação entre o PT e o PDT em Candiota, quando se acertou a composição entre o ex-prefeito Adriano dos Santos (PT) e o vereador Guilherme Barão (PDT), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), também numa reviravolta, definiu na manhã deste domingo (28), durante seu Congresso Municipal (que equivale à convenção), por ter candidatura própria com chapa pura.
Segundo informou ao TP o presidente da sigla, o técnico agrícola Everton Morales, ele e o sindicalista e eletricitário aposentado Darlan Oliveira vão compor a chapa. Darlan será candidato a prefeito e Everton vice. A decisão foi unânime. A chapa será denominada ‘Um novo caminho para Candiota’.
Além disso, o partido vai lançar chapa completa para vereança, com 10 nomes, sendo que a lista será divulgada ainda neste domingo.
O PSB era cotado até este sábado (27) para ser vice de Adriano com o nome de Darlan indicado. Com o acerto entre PT e PDT, o partido reavaliou a posição e resolveu por um voo solo. “Nós fizemos um debate muito amplo internamente depois dessa decisão praticamente isolada do PT, que nós respeitamos, assim como respeitamos o PDT, mas nossa militância entendeu que se não tivéssemos a vice teríamos dificuldade até para compor chapa para proporcional e até de participação no pleito. Acho que é chegada a hora de fazer um debate bacana, sadio e respeitoso tanto com o governo como com os outros colegas da oposição”, avalia Everton.
A decisão, segundo Everton, por uma questão de respeito, foi comunicada ao PT, que junto com o PSOL está realizando convenção na tarde deste domingo.