FUTURO DA CIDADE

Crianças acompanham a sessão da Câmara e chamam a atenção pelo interesse na política em Candiota

Henrique Antunes tem grande apreço pelo assunto, e Aluísio Feijó é vereador mirim

As sessões da Câmara de Vereadores e Vereadoras de Candiota têm chamado a atenção por, além de atrair a população candiotense em geral, também despertar a curiosidade das crianças da cidade. O encontro que ocorre toda a segunda-feira a partir das 17h, está contando com a presença de pequenos jovens que estão interessados na política do município.

 

VEREADOR MIRIM

Aluísio (D) acompanha com frequência as sessões da Câmara Foto: Reprodução TP

Com o projeto elaborado pela vereadora Luana Vais (PT), e denominado como “Vereador mirim”, as crianças e adolescentes de Candiota  já começaram a ter interesse pelo assunto que é tão importante para o crescimento e andamento das cidades em geral.

Sendo um dos candidatos eleitos e representando a Escola Municipal Neli Betemps, do bairro João Emílio, o jovem Aluísio Feijó, 11 anos, realmente encarou o cargo de vereador e desde então comparece frequentemente nas sessões, mesmo não sendo algo determinado pelo projeto de Luana. Segundo ele, após ter sido eleito para representar a escola como o candidato mais votado, as idas até o Legislativo e em consequência o gosto pela política, começaram a surgir. “Eu me interessei a concorrer, porque eu achei legal. Era algo diferente, e eu via um monte de coisas na televisão e comecei a ir gostando. Fui aprendendo com meu pai um pouco também e gostando”, contou.

Ainda sobre o assunto, Aluísio disse que também já teve a oportunidade de apresentar os seus projetos aos vereadores e vereadoras. “Eu fiz sete projetos, e o escolhido foi a colocação de cobertura na quadra da nossa escola. Todos os meus projetos foram pensados mais na comunidade, para que melhorassem as coisas”, explicou.

 

INTERESSE NA POLÍTICA

Henrique (E) disse estar gostando cada vez mais do assunto Foto: Reprodução TP

Mesmo não sendo um vereador mirim como Aluísio, o pequeno Henrique Sotilli Antunes, 11 anos, também pegou gosto pelo assunto. Em conversa com a reportagem do jornal, ele que acompanhou a sessão do último dia 22, e foi convidado a assumir um lugar na bancada, disse que o seu interesse começou quando a avó Sandra Müller, concorreu à vereança no município em 2020.

Já nas eleições federais ele gostou e quis saber mais sobre a área, passando a estudar sobre o funcionamento da política. “No evento Melhores do Ano realizado pelo Tribuna do Pampa, conheci o atual vereador Fabrício Moraes. Sabendo do meu gosto, convidou-me para uma visita à Secretaria de Saúde, e desde então sigo estudando e querendo sempre entender mais sobre política”, informou o jovem.

Ainda em sua fala, Henrique destacou a importância de todos terem o mínimo de conhecimento possível sobre o assunto. “Sei que é um pouco difícil uma criança se interessar por política, mas sei o quão importante é todas as pessoas, independentemente da idade, terem um mínimo de conhecimento sobre o assunto”, concluiu.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook