ASSISTÊNCIA SOCIAL

Curso tem a frente uma das mais tradicionais costureiras de Candiota

Do alto dos seus 80 anos, dona Dalva não mede dedicação para repassar sua experiência

Rosauria, dona Dalva, Cibele e Léo Foto: Divulgação TP

A Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Assistência Social e Inclusão, em parceria com o Clube de Mães Mãe Cleci, está oferecendo desde o início de maio, um curso de costura básica – projeto Alinhavando sonhos, que conta com cerca de 15 alunas cadastradas e inscritas junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O curso visa oferecer uma oportunidade de renda à mulheres da comunidade e também uma oferta de atividade. A iniciativa tem a assistente social Cibele Costa como responsável técnicas, com o apoio da coordenadora do Grupo de Idosos Saber Viver e presidente do Clube de Mães, Rosauria Grecco, além do suporte do secretário de Assistência Social, Léo Lopes.

Contudo, o que chama mesmo atenção é a qualidade e experiência de quem está ministrando o curso. A professora Dalva Souza, ou simplesmente dona Dalva, como todos a conhecem, é uma conhecida e reconhecida costureira da cidade, tendo sido responsável por uma enormidade de costuras, especialmente indumentárias gauchas, uniformes empresariais e reparos em geral.

Cerca de 15 alunas estão aprende a arte e o ofício do corte e da costura Foto: Divulgação TP

DESAFIO – Desafiada pelo secretário Léo Lopes, dona Dalva largou o conforto de sua aposentadoria aos 80 anos para se reencontrar e ajudar a comunidade. Entre outras atividades, a turma prepara um lote de mais de 15 camas de cachorro para doar a entidades de proteção, além de enxoval de bebês.

Para o secretário, esse movimento vem ao encontro às práticas já adotadas pela Secretaria, que é de ofertar qualificação e gerar renda, além de ter como ministrante a dona Dalva, que é referência no assunto. “Isso nos honra muito. Ainda lembro quando ela fez as pilchas do meu irmão, que venceu o Canto Moleque”, destaca Léo.

Emocionada, dona Dalva lembra que a oportunidade é ímpar e poder viver e conviver com a turma, passando seus ensinamentos, bem como ajudando quem mais precisa, com experiência do alto das suas oito décadas de vida. Ela também agradece a equipe da Secretaria e a turma do curso pela acolhida.

As aulas acontecem duas vezes por semana no Clube de Mães, no centro de Candiota.

Dona Dalva ensina com paciência e repassa toda sua experiência de costureira consagrada Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook