NOVO GESTOR

De forma inédita, prefeito de Pedras Altas assume a presidência do Cideja

É a primeira vez que o cargo do Consórcio não fica com um prefeito de Candiota

Prefeito de Candiota, Folador, fez um balanço das ações do Consórcio Foto: Silvana Antunes TP

A manhã de quarta-feira (10), foi de assembleia do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). Na ocasião, ocorreu um ato de passagem de cargo da presidência do Consórcio, que tem agora a frente, o prefeito de Pedras Altas, Volnei Oliveira. O evento aconteceu na hospedaria da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), em Candiota, reunindo prefeitos da região, vereadores e secretários municipais.

A nova diretoria do Cideja é composta além do presidente Volnei Oliveira, pelo vice-presidente Marcos Vinicius Aguiar, o Peti, de Aceguá, e pelo tesoureiro, Renato Machado, prefeito de Hulha Negra.

Na ocasião, o então presidente, Luiz Carlos Folador, ao transmitir o cargo, avaliou o período em que esteve a frente do Consórcio nos últimos três anos. Cabe lembrar que Folador foi também o primeiro presidente do Consórcio, de 2009 a 2016. “A palavra é gratidão. Estamos muito felizes. A assembeia de hoje é de confraternização, apoio e gratidão a equipe”, expôs.

O gestor também falou sobre o trabalho feito pelo Cideja e conquistas que estão em andamento. “Assinamos um convênio de R$ 2,3 milhões para construção de cisternas, em poucos dias deverá ser liberado o reinício da ponte do rio Jaguarão, inclusive há um recurso desde a minha gestão anterior no Cideja, em 2012 para a ponte e o rendimento vai possibilitar a compra de cinco retroescavadeiras; deputado Mainardi tem nos ajudado, fizemos o projeto dos trevos da BR-293 de acesso aos municípios; 650 famílias deverão ser beneficiadas com os títulos das terras; sinalização turística da região; apoiamos o prefeito Renato Machado para a conquista da pavimentação asfáltica do acesso ao frigorífico Marfrig/Pampeano onde houve uma união dos prefeitos do Consórcio, incluindo na época o prefeito Bebeto Perdomo que partiu, mas deixou seu legado, e vamos continuar na luta, junto ao presidente Volnei, para a rodovia Transcampesina”, citou.

Evento contou com a participação de autoridades da região do Consórcio Foto: Débora Cappua/Especial TP

VOLNEI OLIVEIRA

Volnei Oliveira relembrou sua trajetória humilde e destacou a importância de um trabalho unido entre prefeitos e vereadores Foto: Silvana Antunes TP

Em seu discurso no evento, o prefeito de Pedras Altas e agora presidente do Cideja, Volnei Oliveira, agradeceu e parabenizou Folador pelo período em que esteve a frente do Consórcio e relembrou seu histórico de vida.

Atualmente prefeito da cidade após o falecimento de Luiz Alberto Soares Perdomo, o Bebeto, onde atuava como vice-prefeito, Volnei Oliveira é também pequeno agricultor onde morou por muitos anos no assentamento Regina, interior do município.

Oriundo de família humilde, o gestor carrega em sua história a passagem de um ano e meio de acampamento embaixo de lona preta a espera de um pedaço de terra da reforma agrária, quando veio da cidade de Constantina (norte gaúcho) para o Pampa Gaúcho, começar sua vida e de sua família há mais de 23 anos.

“Quando cheguei aqui em seguida perdi meus pais e além dos meus filhos tive a responsabilidade de assumir meus irmãos pequenos. Acho que Deus prepara a gente. Tudo que passei embaixo de uma lona. Quando eu era criança tinha o sonho de andar de avião e isso aconteceu. Eu tinha vergonha até de falar com as pessoas, queria ser prefeito e assumi a Prefeitura não da forma como eu queria, mas hoje estou de prefeito. Hoje sou presidente do Cideja, a vida prega pontos que não esperamos, agradeço a minha família, minha esposa pela ajuda. Sou um homem simples, quem chega no meu gabinete me encontra de chinelo de dedo e bermuda, esse é o meu jeito e não vou mudar. Gosto das coisas certas, tomo as decisões depois de conversar com nossos vereadores. Semanalmente faço reuniões para ver o que vai ser feito”, expôs.

Quanto ao trabalho a frente do Cideja, Volnei disse querer contar com o apoio de todos para fazer um bom governo. “Precisamos de união e buscar recursos. Agora com meu presidente Lula no comando do país tenho portas abertas para poder chegar”, concluiu, adiantando tratativas de reunião com o Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra) em busca de recursos para as estradas. “As estradas dos nossos municípios estão terríveis e precisamos pedir recursos. Passamos de uma seca para muita chuva, não tem como fazer estrada, mas precisamos de apoio”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

 

Comentários do Facebook