
Deputado Paparico preside a Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico na Região da Campanha Foto: Divulgação TP
O presidente da Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico na Região da Campanha, deputado estadual Paparico Bacchi, participou de uma reunião da Frente pelo Desenvolvimento da Região da Campanha do RS (FDRC), na quinta-feira (13), no Sindicato Rural de Lavras do Sul. O encontro contou com a presença de prefeitos e lideranças regionais.
O objetivo principal foi apresentar o plano de ações da Frente para o ano de 2025, que foi exposto pelo engenheiro de Minas, Paulo Serpa. Ele comentou que entre os desafios regionais estão a infraestrutura inadequada, falta de agilidade em processos de licenciamento, capacitação insuficiente de profissionais, pouco acesso tecnológico e a necessidade de apoio ao produtor.
O alinhamento entre as autoridades busca divulgar os projetos prioritários, atrair investimentos, resolução de problemas estruturais e atuação em parcerias com prefeituras e o COREDE da Campanha. Entre os setores visados estão a mineração, turismo, comércio e agronegócio.
Na chegada ao evento, o deputado Paparico foi recebido pelas alunas da Escola Estadual José Bernardo de Medeiros, Ana Cecília Vieira e Helena Alves Silveira, juntamente com a diretora, Denise Paz da Silva, e pela supervisora, Maria de Lourdes Marques. Elas entregaram um mimo para o deputado, em colaboração com a Lavras do Sul Mineração, em agradecimento ao seu trabalho em prol do desenvolvimento da região.
Para o parlamentar, a união de toda a comunidade é essencial para o progresso econômico. “Isso gera oportunidades, empregos e qualidade de vida para todos os gaúchos. Este é o momento de unir esforços, superar desafios e mostrar que, juntos, podemos transformar a Campanha em um exemplo de desenvolvimento regional”.
O deputado Paparico Bacchi é um defensor da mineração realizada na Campanha gaúcha. Durante a semana, ele acompanhou uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na qual foi anunciada a elaboração de uma Medida Provisória para a reativação das atividades da Usina Termelétrica, em Candiota.
A FDRC inclui os municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Lavras do Sul, Hulha Negra, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Santana da Boa Vista, São Gabriel, Santa Margarida e Vila Nova. E foi fundada pela Associação Comercial e industrial de Caçapava do Sul (ACIC), Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Lavras do Sul, Sindicato da Indústria da Extração de Mármore, Calcário, e Pedreiras no Estado do Rio Grande do Sul (Sindicalc), Sindicato Rural de Lavras do Sul, Cooperativa Tritícola Caçapavana (Cotrisul) e Lavras do Sul Mineração (empresa gaúcha de capital canadense, dedicada à exploração mineral sustentável).