QUESTÃO ENERGÉTICA

Deputados gaúchos defendem o carvão junto ao Ministério de Minas e Energia

Audiência articulada pelo deputado Paparico Bachi (PL), destacou a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social no Estado, especialmente na região de Candiota

Paparico, Sanderson, Pedro Paulo e Lilia no MME Foto: Divulgação TP

Integrando a missão oficial da Assembleia Legislativa que foi à Brasília tratar das ações em combate aos efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul, o presidente da Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico na Região da Campanha, deputado estadual Paparico Bacchi (PL), aproveitou o trabalho na capital federal para reivindicar apoio no fortalecimento e desenvolvimento do setor durante audiência com a secretaria adjunta do Ministério de Minas e Energia, Lilia Mascarenhas Sant’agostino, na quarta-feira (16).

Na ocasião, Paparico apresentou as ações e compartilhou o objetivo da Frente Parlamentar que foi oficialmente instalada em novembro de 2021, durante solenidade oficial na Câmara de de Candiota. “Realizamos um grande ato que marcou a união das forças políticas que destacam a importância mineração para o desenvolvimento econômico e social na Região da Campanha. O carvão mineral é responsável por 20% de toda energia elétrica produzida no Estado e movimenta quatro bilhões de reais por ano, gerando 10 mil empregos diretos e indiretos. Isso é muito significativo e precisa ser impulsionado com apoio do governo federal”, destacou o deputado Paparico Bacchi.

O deputado federal Ubiratan Antunes Sanderson (PSL) parabenizou a iniciativa do parlamentar gaúcho e destacou o governo federal é fundamental no processo de desenvolvimento do setor. “Alguns gargalos ideológicos precisam ser retirados do processo de mineração do carvão mineral para proporcionar riquezas importantes para a região e para o País”, afirmou Sanderson.

“Quero registrar o meu agradecimento pela calorosa acolhida que tive no Rio Grande do Sul, quando participei do primeiro seminário realizado pela Frente Parlamentar no dia 10 de dezembro de 2021, em Bagé. Aproveito também dizer que permanecemos atentos ao desenvolvimento da indústria carboquímica gaúcha e à disposição para auxiliar no fortalecimento do setor”, salientou a secretária adjunta do MME, Lilia Mascarenhas Sant’agostino.

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Pedro Paulo Dias, também participou da audiência com os parlamentares gaúchos para destacar o apoio do Ministério às demandas do Rio Grande do Sul.

Audiência no Ministério foi considerada proveitosa Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook