Editorial – Nova usina

O fim das obras da UTE Pampa Sul, apesar de esperadas, colocou Candiota numa situação difícil. A cidade ainda não tinha sentido de forma mais intensa a crise brasileira, que se agravou desde 2014 – exatamente no ano que começaram as obras da nova usina.

O município viveu nesses cinco anos numa espécie de uma bolha, porque havia muito movimento, gente empregada, comércio vendendo como nunca e a Prefeitura com uma arrecadação, especialmente de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), bem acima da média normal. Mas isso ficou para trás e a realidade brasileira chegou a Candiota.

A esperança de um novo empreendimento na área de energia elétrica é alimentada com ansiedade não só por Candiota, mas pela região. Qualquer notícia é motivo de euforia. Nesta segunda-feira (10), a Copelmi anuncia sua vontade em colocar de pé a UTE Nova Seival – um projeto grande com mais de 700MW.

Como sempre fizemos, estamos firmes nesta luta pela valorização do carvão mineral e contra um discurso ambiental atravessado que criminaliza o carvão no Brasil como se ele fosse o responsável pela poluição aqui. E a gente sabe que não é.

Que venha a Nova Seival, a Ouro Negro e a gaseificação de nosso carvão. É emprego, é renda e riqueza para toda nossa gente!

Comentários do Facebook