O PT de Candiota publicou em suas redes sociais, bem como, enviou o texto ao jornal Tribuna do Pampa, onde comunica a expulsão dos quadros petistas do vereador Ataídes da Silva.
Conforme o presidente da sigla no município, Anderson Teixeira, o Gariba, essa era uma situação que se arrastava há muito tempo e que nesta semana teve um desfecho. “Havia um processo em andamento e em nosso último encontro municipal foi encaminhado um novo pedido, aprovado por unanimidade, ao diretório estadual para que houvesse a expulsão. Essa era uma decisão coletiva e democrática do partido”, assinala Gariba.
Confira a nota na íntegra:
“COMUNICADO OFICIAL DE DECISÃO DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PT/RS
Em decisão unânime das instâncias do PT/RS, Vereador Ataídes da Silva é expulso por descumprimento do seu Estatuto e indisciplina partidária.
Após inúmeras tentativas de diálogo sem sucesso com o vereador Ataídes, no último dia 20/02, o Diretório Estadual do PT-RS, reunido ordinariamente, em seguimento do rito estatutário, conforme §1º do art. 172 do Estatuto, após deliberação, análise de provas e razões, bem como concessão de espaço para o contraditório e a ampla defesa, decidiu, por unanimidade, pela expulsão do vereador Ataídes da Silva do Partido dos Trabalhadores, em razão do cometimento de inúmeras infrações ético-disciplinar prevista no inciso VII do art. 227 c/c §1º do art. 229, ambos do Estatuto, qual seja, infidelidade partidária, por ter descumprido veementemente várias orientações partidárias e bancada de oposição ao atual governo municipal. Onde se manifestou dizendo que “Partido nenhum vai dizer o que ele deve ou não fazer”.
Portanto, a decisão do Encontro e Diretório municipal e Diretório estadual decidiram concomitantemente pela expulsão do então Vereador Ataíde da Silva. O mesmo não representa e não está autorizado mais a usar a sigla partidária do Partido dos Trabalhadores. O PT reafirma seu compromisso com a elevação da consciência de classe dos trabalhadores, seu compromisso com todas as lutas dos trabalhadores do campo e da cidade na direção da construção de uma sociedade justa e igualitária.”
ATAÍDES
O jornal está tentando contato com o vereador Ataides, mas até o momento ainda não conseguiu.
O TP conversou com o advogado do vereador, Elton Barcellos, que frisou que a medida não tem repercussão nenhuma sobre o mandato de Ataides, que poderá, dependendo da vontade dele, no momento oportuno, se filiar em outro partido e concorrer nas eleições deste ano. “Também é estranha essa nova decisão, porque a Comissão de Ética do PT estadual já havia recentemente apenas dado uma advertência ao vereador”, disse.
O advogado ainda lembrou que ele tinha procuração para o processo interno e que se o partido não tivesse conseguido falar com o vereador, poderiam ter falado com ele, reiterando seu estranhamento com a nova decisão.
* Com acréscimo de informações às 0h26