HOMENAGENS

Emoção e cultura gaúcha na entrega do Mérito Farroupilha de Candiota

Familiares, amigos e público em geral prestigiaram o evento Foto: J. André TP

A tradicional sessão solene de entrega do Mérito Farroupilha pela Câmara de Candiota foi realizada na noite da última sexta-feira (15), nas dependências do CTG Luiz Chirivino, na sede do município. O evento, que lotou as dependências da entidade tradicionalista, foi marcado por emoção, bem como, por exaltar a cultura gaúcha através das pessoas que fazem o tradicionalismo na cidade.

Mesa de autoridades Foto: J. André TP

Na oportunidade, o Legislativo candiotense homenageou dois tradicionalistas do município, pelos seus relevantes serviços prestados para a preservação da cultura e da tradição gaúcha, com o troféu Alfeu Duarte. Até 2022, apenas um tradicionalista recebia o prêmio anualmente, contudo, numa modificação da legislação, agora é possível homenagear até três pessoas em cada ano. O evento de entrega sempre acontece durante a Semana Farroupilha.

Para o presidente da Câmara, Marcelo Gregório (PSDB) há muito simbolismo em todas essas homenagens. “Para a Câmara é uma oportunidade muito importante, porque aqui está uma parcela da comunidade. O CTG é um ambiente sadio. Protegendo nossas crianças e jovens nas invernadas, temos certeza que vamos garantir homens e mulheres de bem no futuro”, projetou Marcelo.

Para o prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), que acompanhou toda a sessão, foi uma bela homenagem. “Muito orgulho em ver o CTG lotado, com as famílias. Este é um momento de resgatar história”, resumiu.

Os líderes de bancadas Gildo Feijó (MDB), Luana Vais (PT), Léo Lopes (PTB) e Guilherme Barão (PDT) também discursaram para homenagear os agraciados.

 

VANDERLEI MAGALHÃES

Por indicação do então vereador Dinossane Pech (PTB) e hoje secretário Geral de Governo, a primeira homenagem do Mérito Farroupilha foi feita ao tradicionalista de quatro costados, José Vanderlei Magalhães, que cultua diariamente e com naturalidade, pois é um verdadeiro peão de estância, além de ginete e competidor de tiro de laço dos mais renomados. Morador de Seival, Vanderlei também é um assíduo participante das cavalgadas que trazem a chama crioula anualmente para a cidade. Por vídeo, Dino falou da homenagem que prestou. “Esse homem representa a mais pura cepa gaúcha”, resumiu.

De pouca prosa, mas de muita ação prática para perpetuar a tradição, seu Vanderlei agradeceu a todos pela homenagem, após ouvir uma fala da neta gravada em vídeo.

 

PECO PEREIRA

Peco e Vanderlei receberam o troféu Alfeu Duarte das mãos do prefeito e do presidente da Câmara Foto: J. André TP

Por indicação do vereador Gildo Feijó (MDB), o segundo homenageado da noite foi Pedro Roberto Azambuja Pereira, o Peco, que foi patrão do CTG Luiz Chirivino em mais de uma gestão, além de ter passado por todos os cargos da entidade, ter ajudado a erguer o atual galpão e ter sido um dos fundadores das invernadas artísticas, entre tantas outras contribuições. “A história do Peco se confunde com a deste galpão. Desde do tijolo e uma porta estragada, até às invernadas. É justa e merecida a homenagem e me sinto grato em poder fazer esta honraria. Peco é um dos homens que não precisa documento, o que ele fala é certo que se cumpre”, assinalou Gildo.

Em sua fala emocionada, Peco disse que era uma honra estar recebendo o título. “Agradeço a Deus, esposa, filhos e netos. Ao Alfeu Duarte, o Odilon Silva e o Adão Matos, que foram meu pilar no tradicionalismo”, disse.

Em vídeo, os três filhos, que também levam a cultura gaúcha no dia a dia, da mesma forma homenagearam o pai.

 

CTG LUIZ CHIRIVINO

 

Por indicação do vereador e presidente da Câmara, Marcelo Gregório (PSDB), também foram feitas homenagens ao CTG Luiz Chirivino, ao músico da entidade e que recentemente venceu um rodeio nacional, Alexandre Barreto, além das invernadas pré-mirim, mirim e juvenil da entidade. “Essa homenagem estendo a toda a família Chirivino. É uma alegria muito grande e agradeço a todos”, pontuou o patrão do CTG, Fabrício Aquere, lembrando que todo o trabalho desenvolvido na entidade é voluntário.

Alemão e o patrão do CTG Luiz Chirivino, Fabrício Aquere, foram agraciados com uma placa alusiva Foto: J. André TP

O CTG e Alemão receberam uma placa alusiva e cada um dos membros das invernadas recebeu um certificado em mãos. “Estar no palco é diferente de estar aqui sendo homenageado. É uma honra e uma satisfação muito grande em receber esta homenagem dentro da minha casa, com meus pais e amigos. Fazemos este trabalho justamente para garantir um futuro com tradição e cultura”, ponderou Alexandre Barreto.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook