FUTURO DO CARVÃO

Empresa chinesa e Vamtec ajustam acordo para construção de uma planta de gaseificação em Candiota

Viagem técnica à China está sendo preparada para junho deste ano, quando acordo em definitivo será assinado em Pequim

Comitiva chinesa visitou as instalações da Vamtec Group, em Vitória (ES) Foto: Divulgação TP

Nesta semana, nos dias 22 e 23, a equipe da empresa estatal chinesa China National Chemical Engineering Co., Ltd. (CNCEC) – na tradução livre do inglês, Companhia China Nacional de Química e Engenharia -, esteve em Vitória (capital do Espírito Santo), em visita a sede e plantas industriais da empresa brasileira Vamtec Group.

Na oportunidade, segundo informado ao TP, foram realizadas reuniões de trabalho para ajustar os termos de acordo entre as duas empresas, com o objetivo inicial da construção da Planta Candiota para Gaseificação do Carvão Mineral, que prevê uma produção de 300 mil toneladas por ano de metanol e 200 mil toneladas por ano de amônia e ureia.

Conforme os executivos da Vamtec, os termos do acordo são protegidos por cláusulas de confidencialidade, pois a CNCEC se trata de uma estatal. Entretanto, os termos selaram a parceria entre as empresas para esse empreendimento.

Ajustes estão sendo feitos no acordo entre as duas empresas, que deve ser assinado em junho em Pequim Foto: Divulgação TP

MISSÃO NA CHINA

 

Conforme o jornal apurou, está em fase de organização uma viagem técnica da equipe de engenharia e dos dirigentes da Vamtec Group para a China. A programação é que na primeira semana de junho seja assinado o acordo em definitivo, na sede mundial da CNCEC em Pequim, capital da China.

Esta missão terá por finalidade a definição dos padrões tecnológicos da planta de gaseificação adequados ao carvão de Candiota e também será realizada uma cerimônia de assinatura do acordo maior. Na oportunidade serão realizadas visitas nas plantas industriais de metanol, amônia e ureia e demais indústrias químicas que pertencem à CNCEC.

Somente na China, a gigante CNCEC tem em funcionamento mais de 70 plantas de produção das substâncias que se pretende produzir em Candiota. “Esta visita será muito importante, pois serão definidos e escolhidos pela Vamtec as melhores e mais modernas soluções de gaseificação, em especial as adequadas ao carvão de altas cinzas, como é o de Candiota”, assinala Daniel Rocha, representante da Vamtec Group na região, lembrando, como não menos importante, que é preciso também vencer todas as etapas do licenciamento ambiental.

Em nota enviada ao TP, as duas empresas destacam que “estão dando um importante passo para a utilização sustentável do carvão mineral de Candiota e que irão utilizar as mais modernas tecnologias e sistemas de produção industrial em termos de atenção aos critérios de emissões, respeitando o meio ambiente com muito rigor técnico e sempre com responsabilidade social, com foco no desenvolvimento das pessoas, gerando empregos, renda, e desenvolvendo a região em torno do Polo Carboquimico local”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook