ELEIÇÕES 2024

Entre os mais de 350 candidatos ao Executivo e Legislativo da região, dois se declararam gays e um bissexual

Os dados são do site Divulga Cand e a pesquisa inclui os municípios de Bagé, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado

Em períodos eleitorais é sempre responsável conhecer bem os candidatos e candidatas da sua cidade, tanto na concorrência para o Legislativo quanto para o Executivo. Pensando em auxiliar nesta questão, o Tribuna do Pampa está trazendo toda a semana nas edições impressas, dados importantes sobre os candidatos dos municípios e também algumas curiosidades para o leitor. Nesta edição, com o auxílio dos dados disponibilizados no site Divulga Cand, a reportagem traz a informação sobre quantas pessoas declararam nome social, orientação sexual e quantas optaram por não divulgar, tendo em vista a informação não ser obrigatória.

Nas eleições deste ano, apenas Candiota e Pinheiro Machado tiveram um candidato em cada município que, na opção de orientação sexual, se declarou gay. Em Candiota foi o candidato a vereador, Diego Lima (MDB), e em Pinheiro Machado o também candidato a vereança, Dhiego Amaral (PP). Já em Bagé, apenas uma pessoa se declarou bissexual, porém, como a cidade possui 182 candidatos, não foi possível detectar o seu nome e partido. Confirma a situação nos municípios citados.

 

CANDIOTA

Diego Lima é candidato a vereador em Candiota Foto: Divulgação TP

Em Candiota, de 71 candidatos, uma pessoa se declarou gay, 10 pessoas se declararam heterossexuais e 60 não responderam por não ser obrigatório. O jornal fez contato com Diego Lima, para saber se a bandeira LGBT+ está entre as prioridades de sua campanha.

Ao TP, Diego afirmou que esta é uma de suas principais bandeiras defendidas. Ele que já busca uma cadeira no Legislativo pela segunda vez, explicou o motivo de não ter se declarado gay na primeira vez que concorreu. “Na primeira vez que concorri eu não me declarei por ter receio, algumas pessoas já sabiam da minha opção sexual, mas mesmo assim eu tive medo”, contou, relembrando que quando conseguiu a oportunidade de assumir na Câmara, por ter ficado como primeiro suplente de vereador, ele sentiu que era o momento de falar sobre o assunto abertamente. “Eu me vi em uma vitrine, onde sabia que poderia encorajar mais pessoas que ainda estivessem com medo e defender essa bandeira. Então declarei abertamente que sou gay, inclusive no mês do Orgulho LGBT+ e  por meio de uma matéria feita pelo próprio jornal”, contou, reforçando que mais uma vez irá buscar fazer eventos sobre o assunto, algo que nunca foi realizado antes no município.

 

HULHA NEGRA

Das 45 candidaturas em Hulha Negra, 18 pessoas se declararam heterossexual, 31 pessoas não responderam por não ser obrigatório e nenhuma registrou nome social.

 

BAGÉ

Na Rainha da Fronteira, das 182 candidaturas apenas uma pessoa registrou nome social e uma pessoa se declarou bissexual. Dos nomes restantes, 18 se declararam heterossexuais e 163 candidatos não responderam por não ser obrigatório.

 

PINHEIRO MACHADO

 

Dhiego Amaral concorre em Pinheiro Machado Foto: Divulgação TP

Como já mencionado anteriormente, a Terra da Ovelha teve apenas o registro de uma pessoa que se declarou gay, sendo o candidato a vereador Dhiego Amaral. Em conversa com o jornal, Dhiego respondeu que acredita que a questão LGBT seja fundamental para a promoção da diversidade e inclusão, reforçando que a representatividade é crucial por permitir que pessoas vejam a si mesmas em histórias e personagens. “É necessário levantar essa bandeira garantindo que a comunidade LGBT não se perca, garantir a educação e inserção no mercado de trabalho, bem como a garantia de saúde pública e informação”, destacou, dizendo que tem orgulho de ser quem é, “e nunca vou permitir ser barrado pela minha orientação sexual.”

Dos demais nomes, 17 pessoas se declararam como heterossexuais, e as outras 38 pessoas não responderam por não ser obrigatório.

 

PEDRAS ALTAS

Na Cidade do Castelo, das 25 candidaturas apenas 12 pessoas se declararam heterossexuais. Nenhuma registrou nome social e 13 pessoas não responderam por não ser obrigatório.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook