
Parecer foi entregue na sacola identificada junto aos novos materiais Foto: Silvana Antunes TP
Assim como o Estado que desde o cancelamento de aulas presenciais está com aulas remotas em razão da pandemia do novo coronavírus, o município de Hulha Negra se mantém com aulas por meio da entrega de materiais impressos preparados pelos professores da rede municipal.
Conforme acompanhado e já noticiado pelo Tribuna do Pampa, inicialmente de forma semanal e, posteriormente, por meio de uma orientação do COE, de forma quinzenal, os alunos da sede e interior do município recebem conteúdos impressos com todos os cuidados sanitários necessários, que após completos, retornam para os professores.
Neste mês de outubro, cada aluno recebeu junto ao material – entregue em sacolas identificadas -, um comunicado da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), assinado pela secretária Adriana Delabary, sobre a elaboração do Plano Pedagógico de Ação Emergencial e avaliações dos alunos.
Segundo explicado, um parecer descritivo foi enviado junto com o material aos pais relativo ao 1º semestre de 2020, elaborado em Conselho de Classe Virtual, que servirá para orientar quanto ao trabalho desenvolvido. Também foi informado que a avaliação dos alunos será feita através da análise e correção das atividades desenvolvidas. “O primeiro será elaborado com base nas atividades realizadas e devolvidas pelos alunos no período de maio a agosto e o próximo será construído considerando o período de setembro a dezembro. Frente a isso, salientamos que o apoio da família, neste momento, é de fundamental importância, pois aqueles que ao cumprem o que está sendo solicitado, podem comprometer o ano letivo, além de prejudicar o desenvolvimento escolar”, diz o documento.
INTERVENÇÃO INDIVIDUAL – Cabe ressaltar, que o Plano Pedagógico tem como principal objetivo garantir o desenvolvimento das aprendizagens essenciais de cada modalidade, prevendo o resgate e a busca ativa aos estudantes que deixem de completar ou devolver as atividades encaminhadas. Conforme a Smec, não há alunos com necessidade de atendimento via plano de intervenção individual a ser desenvolvido pelos professores regentes, pois todos os estudantes estão realizando as devoluções das atividades propostas, durante o período de afastamento da escola.
Um diferencial quanto ao formato de trabalho ocorre aos alunos da creche Tia Elaine Bastos. Segundo a Smec, as atividades são enviadas via WhatsApp.