OBRAS

Estado apresenta barragens do Arroio Jaguari e Taquarembó a representantes do governo federal

Técnicos federais puderam conhecer as instalações e verificar o andamento das obras Foto: Ascom SOP/Especial TP

A Secretaria de Obras Públicas (SOP) do Estado reuniu-se, nesta quinta-feira (11), com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), concluindo as visitas realizadas nas obras das barragens do Arroio Jaguari e Taquarembó. No encontro, estiveram presentes a secretária Izabel Matte e o diretor do Departamento de Obras Hídricas e Apoio a Estudos sobre Segurança Hídrica da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, Kleyber Oliveira Nóbrega. Ambos ressaltaram a importância das obras para os governos federal e estadual e a vontade de conferir celeridade ao processo.

Nóbrega apresentou a Izabel suas impressões das vistorias e frisou a relevância de um entendimento mútuo para a conclusão dos projetos. A secretária reafirmou “o compromisso de finalizar as obras mantendo o diálogo com o ministério”.

Acompanhado da equipe da SOP, o MDR esteve na terça-feira (9) em Dom Pedrito para conhecer a obra da Taquarembó e, no dia seguinte, na Jaguari, em São Gabriel. Nos dois locais, a equipe da secretaria apresentou o histórico e a situação atual das construções, levando, em seguida, os técnicos federais para conhecer as instalações. O destaque, para o MDR, foi a organização de Jaguari, que já conta com 86% do projeto concluído. Além das duas barragens construídas pelo governo do Estado, o MDR conheceu também a de Arvorezinha, em Bagé.

PRIORIDADES – As visitas do ministério são rotineiras, já que as barragens estão sendo executadas com recursos federais e contrapartida do Estado. No entanto, para o diretor do Departamento de Barragens e Canais da SOP, Júlio Porciúncula, que acompanhou o roteiro, a presença de Nóbrega mostra que há, dentro do MDR, muito interesse em ver a obra concluída. “A visita demonstrou que Jaguari e Taquarembó são importantes para o ministério. Os representantes do governo federal ficaram satisfeitos com o que observaram, destacando a vontade de ver as obras finalizadas”, afirmou Porciúncula.

A SOP se reunirá, agora, com a Procuradoria-Geral do Estado para alinhar as questões jurídicas do projeto de Jaguari, e deve produzir um mapeamento para finalização da obra.

As duas barragens formam o sistema Jaguari-Taquarembó, que beneficiará 240 mil habitantes da Bacia Hidrográfica do rio Santa Maria. Executadas com recursos federais e contrapartida do Estado, as construções atenderão também aos municípios de Lavras do Sul, Cacequi e Rosário do Sul, garantindo o abastecimento de água à população e a irrigação para cerca de 34 mil hectares, atendendo à produção de culturas como arroz, soja e milho.

Comentários do Facebook