Após 12 meses de execução, a primeira e segunda etapas do Projeto da obra de Restauro e Revitalização do Castelo de Pedras Altas serão entregues em evento realizado nesta sexta-feira (23), no próprio Castelo, e contará com presença de autoridades e representantes da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC) e Toyota, que são patrocinadoras.
Segundo a gestora cultural responsável, Cristina Schneider, o projeto é uma realização da Associação Castelo de Pedras Altas e conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS (IPHAE), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e da Prefeitura Municipal de Pedras Altas.
PRIMEIRA ETAPA
Sobre o trabalho que foi feito na primeira etapa, a profissional mencionou a impermeabilização e pavimentação da laje de cobertura, nos locais de maior acesso. No andar superior, foi realizada a remoção e execução dos revestimentos internos, além do restauro da pintura das janelas metálicas e da construção de um banheiro externo. “Também foi executada uma visita guiada a partir de um Concurso Cultural”. Esta parte contou com o financiamento do Sistema Pró-Cultura RS da SEDAC, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
O processo teve como empresas patrocinadoras – Plasbil Revestimentos, Rede Super, Coradini, Podal Distribuidora, Unimed, Beltrame Materiais de Construção e DSL postos Santa Lúcia.
SEGUNDA ETAPA
Já na segunda etapa do projeto, executada com recursos diretos da Fundação Toyota do Brasil, foi feito a intervenção estrutural do terraço do Castelo, peça teatral e publicação de um livro infantil.
Vale destacar que as duas etapas foram realizadas de forma concomitante, chegando a marca de R$ 2,5 milhões.
Para o presidente da Associação Castelo de Pedras Altas, Luiz Carlos Segat, o trabalho realizado foi muito bom e muito técnico, pois durante as chuvas entrava muita água no Castelo em razão de falhas devido ao tempo. Agora, segundo ele, mesmo com todo o período chuvoso não entrou mais água. “É uma etapa muito importante, porque ela encerra um ciclo e agora em setembro já se inicia a outra fase, que é para terminar a parte interna do Castelo”, informou, ressaltando que mais duas a três etapas ainda estão previstas, e que são obras muito importantes e necessárias para “a conservação e revitalização.”
Ao finalizar, ele destacou que a entrega demonstra para a sociedade que as obras estão em pleno andamento, e o que foi projetado no início está sendo cumprido e entregue.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*