OPINIÃO DO TP

Eventos e estiagem

Se criou uma falsa polêmica na região, especialmente em Candiota e Hulha Negra, sobre a realização de eventos nas cidades. A pendenga desmedida, é que seria incompatível a realização de qualquer festa ou coisa parecida em função da estiagem que assola e se tornou um drama para milhares de agricultores, especialmente os pequenos de toda nossa região. É natural que em tempos de crise se faça economia, contudo, precisa ser uma retenção baseada em resultados práticos.

No caso de Candiota, o adiamento do Canto Moleque, além de um prejuízo cultural, como por exemplo ter frustrado dezenas de crianças que se preparavam lindamente para o festival, também se tem o prejuízo financeiro, pois muita gente local fatura com o evento. O ideal era ter mantido a realização, porém com uma estrutura mais acanhada, como sem premiação em dinheiro, ajuda de custo e de alimentação e a contratação de som, luz e imagem mais em conta. Houve apelos e num primeiro momento se entende perfeitamente a motivação das pessoas, para que o Carnaval Fora de Época da cidade fosse cancelado. Como dito, o cancelamento traria pouco ou quase nada de economia aos cofres do município, assim como deixaria de gerar renda a muita gente local, porque tanto o Canto Moleque como o Carnaval são atividades de turismo e no mundo todo, esse setor agrega valor a economia de um lugar.

Do mesmo modo seria pouco inteligente a Prefeitura de Hulha Negra não realizar o seu Carnaval, que por sinal foi belíssimo, assim como a grandiosa Festa do Colono, que há três anos está paralisada em função da pandemia.

Ademais, de tristeza chega a estiagem, que precisa de um debate aprofundado da região de como estabelecermos políticas públicas permanentes, de convivência com a seca, que é cada vez mais cíclica. A cultura de um povo e suas expressões não podem ser adiadas ou canceladas simplesmente.

Em tempos de crise como agora, quem sabe os eventos devem ser repensados em bases mais modestas, porém jamais tolhidos. Cultura é vida, é alegria e por ela é que um povo se revela e consolida em sua identidade.

Comentários do Facebook