
No turno da manhã o vencedor foi o projeto “Animais em risco de extinção” Foto: Joanes Araujo/Especial TP
A quinta-feira (12) foi voltada para reflexões e aquisição de conhecimentos sobre os mais diversos assuntos ligados ao meio ambiente, tecnologia, entre outros. Na data, o ginásio Carochão serviu de palco para a 1ª Feira de Ciências da escola Monteiro Lobato.
Conforme a direção da escola, a Feira foi criada com a intenção de proporcionar aos alunos momentos de pesquisa e reflexão acerca dos diversos processos que envolvem o ensino das Ciências. A Feira foi organizada baseada na Feira de Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a qual será a próxima etapa que os alunos vencedores participarão.
Com a orientação das professoras da disciplina de Ciências, Josimar Feira Garcia e Norma Ternes Ebert, a Feira contou com a exposição de cerca de 30 trabalhos entre os turnos da manhã e tarde.
Segundo explica a diretora Fernanda Moreira, entre os assuntos abordados nos trabalhos estavam: animais em extinção, sabão e ecológico, agrotóxicos, geradores de energia, filtros de água, energias renováveis, sistema solar, vulcões, tratamento da água e malefícios do cigarro, entre outros.
Os alunos foram avaliados por integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, sendo premiados em primeiros lugares os trabalhos: “Animais em risco de extinção” – 9º ano A (manhã), dos alunos Quéren, Tainara, Alex e Daniel; “Gerador de Energia DC” – 9º ano B (tarde), dos alunos Katiane, Maísa, Diego e Davi.

Projeto “Gerador de energia DC” foi o premiado no turno da tarde Foto: Joanes Araujo/Especial TP